Alcatel apresenta conceito de laptop que usa smartphone como "cérebro"

1 min de leitura
Imagem de: Alcatel apresenta conceito de laptop que usa smartphone como "cérebro"

(Fonte da imagem: Engadget)

A Alcatel está tirando o atraso na Mobile World Congress 2014. A companhia já apresentou uma série de novos dispositivos móveis desde o início da feira, incluindo o curioso OneTouch Pop Fit, voltado para a prática de atividades físicas. Mas não acaba por aí: a empresa também apresentou o primeiro protótipo de um laptop bastante curioso e que lembra muito o aclamado PadFone, produzido pela chinesa ASUS.

A primeira vista, o produto parece ser um pequeno notebook comum, mas basta ligá-lo para entender seu funcionamento básico: o produto só trabalha quando conectado a um smartphone Android que passa a lhe servir de “cérebro”. A conexão entre os dois dispositivos não é feita via cabos, mas sim por uma combinação de rede WiFi (usada para transmitir o vídeo) e Bluetooth (empregada para transmitir comandos do teclado e touchpad).

Dispositivo é bastante fino (Fonte da imagem: Engadget)

A tecnologia utilizada para parear o dispositivo com um telefone celular também é muito interessante: em vez de usar o popular NFC, a Alcatel resolveu adotar o protocolo HotKnot, que utiliza um hardware bem mais barato e que foi apresentado pela MediaTek em novembro do ano passado. A conexão é feita por meio de um pequeno pad capacitivo que deve ser encostado na tela do smartphone para troca de informações entre os dois produtos.

O protótipo apresentado conta com um elegante corpo em alumínio, display IPS de 11 polegadas (resolução Full HD) e uma bateria que promete durar um dia inteiro de uso moderado (especula-se que ela deve ter entre 5000 e 6000 mAh). Maiores informações sobre a configuração do dispositivo não foram divulgadas, e a Alcatel afirma que o projeto ainda está longe de chegar às lojas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.