MWC 2014: o que esperar do maior evento mobile do mundo?

5 min de leitura
Imagem de: MWC 2014: o que esperar do maior evento mobile do mundo?

(Fonte da imagem: Divulgação/MWC 2014)

O ano para quem é fanático por tecnologia começa com a corda toda. Logo no início de janeiro, a Consumers Electronic Show, maior feira do mundo na área, movimenta Las Vegas com novidades em robótica, informática e muito mais. Em fevereiro, é a vez de Barcelona receber a Mobile World Congress (MWC), um evento destinado somente a dispositivos móveis, como tablets, smartphones, smartwatches e outros aparelhos que podem caber no seu bolso.

A edição de 2014 acontece de 24 a 27 de fevereiro no Fira Gran Via, um dos maiores centros de exibições da cidade espanhola. Por lá, o público e a imprensa encontram estandes para testes em primeira mão de aparelhos recém-anunciados, conhecem startups que podem ser as próximas gigantes e assistem a palestras com gente de renome, como o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que falará neste ano sobre “a importância de levar a internet para o mundo não conectado”.

Mas o grande destaque é sempre a revelação de novos produtos, especialmente tablets e smartphones. Alguns são mostrados pela primeira vez em coletivas alguns momentos antes da abertura da feira, para que a memória do público esteja fresca no evento. Para a MWC 2014, é possível montar uma lista vasta com aparelhos de presença especulada ou praticamente certa — e todos devem causar grande movimentação na indústria. Abaixo, você conhece alguns desses produtos.

Samsung Galaxy S5

  • Horário: 24 de fevereiro, às 16 horas (horário de Brasília).

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Para intimidar os rivais e criar ansiedade em todo o público, a Samsung não escondeu o jogo. O evento Unpacked 2014: Episode 1 da fabricante sul-coreana ganhou data de lançamento e pistas mais que óbvias sobre o que será revelado no Centro de Convenções Internacionais de Barcelona: o smartphone Galaxy S5.

Mas as informações concretas param por aí. Sabe-se que uma nova versão da interface TouchWiz será mostrada, mas não há muitas pistas sobre o visual. Além disso, benchmarks vazados há pouco tempo mostram um aparelho potente, com chip de 2,5 GHz, e um modelo mais modesto, com o processador Exybos Octa de 1,5 GHz. Será que vem aí um “Galaxy de baixo custo” ou um smartphone totalmente diferente? Seguindo a tecnologia do iPhone 5S, um sensor biométrico também estrearia nos celulares da marca.

Galaxy Gear 2

O Galaxy Gear deve ser remodelado e melhorado. (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

A Samsung sabe que os smartwatches ainda não estão totalmente fixados no mercado – e a fabricante não ficou plenamente satisfeita com o Galaxy Gear, que pode ganhar uma “versão 2” durante a MWC 2014. O relógio funcionaria principalmente com o Galaxy S5 (sendo revelado junto com o smartphone), ganharia ainda mais funções sociais e de fitness e contaria com um visual mais fino e confortável, chamando menos atenção. A bateria seria melhorada, já que a curta duração foi uma das maiores reclamações dos usuários.

Nokia com Android (e muito mais)

  • Horário: 24 de fevereiro, a partir das 4 horas e 30 minutos (horário de Brasília).

O suposto Nokia Normandy. (Fonte da imagem: Reprodução/EvLeaks)

A Nokia vive uma revolução: a venda para a Microsoft deve ser concluída em breve e, como um dos últimos suspiros antes de passar para as mãos da nova dona, a fabricante deixará de lado a parceria com o Windows Phone para lançar um celular com Android.

O Nokia Normandy (agora chamado de Nokia X) seria o tal aparelho, que deve ter especificações técnicas modestas, um visual "econômico" e ser destinado a mercados emergentes, como o Brasil.

(Fonte da imagem: Reprodução/EvLeaks)

E não é só isso: os finlandeses ainda podem revelar novos integrantes da família Lumia, phablets ou smartphones: os aparelhos 1820, 1525 e 1520V.

Sony Xperia Z2 (Sirius)

  • Horário: 24 de fevereiro, às 4 horas e 30 minutos (horário de Brasília).

O suposto Xperia Sirius. (Fonte da imagem: Reprodução/GSM Arena)

A Sony pode não estar bem financeiramente, mas o mercado mobile é uma das esperanças para reerguer a empresa. Para a MWC 2014, a aposta está no Xperia Sirius, que deve mesmo ser o Xperia Z2.

Rumores falam em especificações potentes, como tela de 5,2”, gravação de vídeos em 4K e processador Snapdragon 800, além de impermeabilidade. O aparelho já está nas mãos de algumas fontes, que até já postaram vídeos do dispositivo em funcionamento.

LG G2 Mini e G Pro 2

(Fonte da imagem: Reprodução/Facebook)

Para a MWC 2014, a LG prepara dois aparelhos para fazer a linha de frente na guerra contra os rivais. No evento da fabricante, o destaque deve ser o LG G2 mini, uma versão “baixinha” de um dos últimos smartphones da empresa. As especificações técnicas especuladas eram de "gente grande", mas o aparelho acabou revelado como um dispositivo intermediário. Apesar de ter sido apresentado em um evento na Coreia do Sul, ele deve mesmo estrear para o mundo no evento.

O LG G Pro 2. (Fonte da imagem: Reprodução/LG Mobile)

A LG ainda deve mostrar ainda o LG G Pro 2, que já foi anunciado oficialmente, mas será mostrado a todos na MWC 2014. Aparelhos intermediários também podem surgir na feira, como os renovados (e com Android KitKat) L90, L70 e L40.

É bom ficar de olho

A BlackBerry deve anunciar novos produtos, frutos da parceria com a fabricante Foxconn. Nem todos devem chegar ao mercado internacional, mas o evento pode ser o início da salvação da empresa. Já a ZTE pode apresentar um celular com Firefox OS e uma versão do smartphone Geek rodando o Tizen, o sistema operacional que pode roubar algum mercado de Android, iOS e Windows Phone.

A Motorola dificilmente lançará algum produto e só deve falar sobre negócios, mas está com evento marcado para a MWC 2014 em 25 de fevereiro. A HTC não tem nada programado – mas o One 2, também chamado de M8, e o intermediário Desire 8 seriam duas gratas surpresa. Já a chinesa Huawei pode mostrar um tablet, um smartphone e um smartwatch.

...

O Tecmundo fará uma cobertura completa da MWC 2014, inclusive com cobertura ao vivo de alguns dos eventos mais quentes. Fique ligado no site para saber tudo sobre o maior evento de dispositivos móveis do mundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.