NVIDIA recruta grandes nomes da tecnologia para revolucionar o touchscreen

1 min de leitura
Imagem de: NVIDIA recruta grandes nomes da tecnologia para revolucionar o touchscreen

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Essa semana, a NVIDIA anunciou a parceria de grandes nomes de fabricantes de peças para portáteis. Eles estão envolvidos no desenvolvimento do DirectTouch, um sistema que promete melhorar a resposta em controladores de toque de tablets equipados com o Tegra 3. N-trig, Raydium, Cypress, Synaptics, Atmel e Focaltech já participam do projeto.

Quem gosta de games em dispositivos com tela sensível ao toque sabe da importância que a resposta e suavidade nos movimentos têm em suas partidas. E foi pensando na exigência desse publico que a NVIDIA anunciou no início deste ano a criação do DirectTouch, um sistema que melhora o rastreamento e processamento dos toques na tela, devolvendo um resultado até três vezes melhor do que o encontrado atualmente em aparelhos móveis.

A demonstração pode ser vista no curto vídeo acima, em que dois gadgets (sendo que o primeiro é original de fábrica, enquanto o segundo já com a proposta do DirectTouch) são forçados ao máximo nos pontos de toque. No tablet sem modificações, as respostas diminuem consideravelmente sempre que um dedo é acrescentado. Já no sistema DirectTouch, a velocidade é mantida. Após seis ou sete pontos de toque na tela, o aparelho começa a responder com um pouco de lentidão, mas em poucos segundos a resposta é retomada.

Além de melhorar o desempenho do tablet em relação ao toque, o DirectTouch também usa menos energia, dando uma grande vantagem competitiva em relação ao sistema atual. Com ele, a bateria dos aparelhos pode durar muito mais do que os modelos encontrados nas lojas.

(Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

O sistema DirectTouch já havia sido apresentado ao mercado durante a CES, mas, na época, a falta de parceiros colocava em dúvida a viabilidade de comercialização futura de aparelhos com o projeto da NVIDIA. Tendo Synaptics e Atmel – os dois maiores fabricantes de controladores touchscreen do mundo – jogando no mesmo time, a possibilidade do DirectTouch se popularizar nos próximos anos é muito grande.

Anteriormente, a N-trig, uma das parceiras do projeto, já havia se engajado ao DuoSense, tecnologia por traz do HTC Flyer responsável pela suavização de toques, deixando claro a tendência do setor em trazer melhores desempenhos, aliados ao menor consumo de energia nos aparelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.