SmartQ anuncia primeiro tablet com touchscreen piezoelétrico

1 min de leitura
Imagem de: SmartQ anuncia primeiro tablet com touchscreen piezoelétrico

Tela piezoelétrica

Fonte da imagem: divulgação/Smart Devices

Quando pensamos em telas sensíveis ao toque, os dois tipos mais conhecidos são: capacitivo e resistivo. Agora está chegando um novo tipo: piezoelétrico. Empregado no tablet SmartQ Ten, este touchscreen funciona por pressão, ou seja, quando o usuário pressiona algum ponto na tela, são criadas correntes elétricas que estabelecem os comandos no aparelho - processo semelhante àquele que ocorre nas telas resistivas (Clique aqui para ler mais sobre como funcionam as telas sensíveis ao toque)

Este tipo de tecnologia permite a utilização dos tablets em diversas situações que não seriam possíveis com telas comuns. Por funcionar por pressão, os usuários podem comandar os aplicativos por toques com as mãos, canetas e até mesmo com luvas, o que não é possível com o iPad, por exemplo.

Ainda sem data para chegar ao mercado, o SmartQ Ten é o primeiro tablet a combinar tecnologias diferentes no touchscreen. Depois de pressionada a tela principal, os sinais são convertidos em eletricidade, permitindo gestos multitoque e outras funções só garantidas por telas capacitivas.

Aparelho com Android

Fonte da imagem: divulgação/Smart Devices

Especificações

  • Tela: 9,7 polegadas;
  • Resolução: 1024 x 768 pixels;
  • Processador: 720 MHz (Cortex A9);
  • Memória RAM: 512 MB;
  • Armazenamento: microSD;
  • Sistema operacional: Android 2.2.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.