Spotify: o serviço que quer transformar a forma como você ouve suas músicas

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Spotify: o serviço que quer transformar a forma como você ouve suas músicas

Um dos serviços de streaming de música mais famosos do mundo finalmente desembarcou oficialmente no Brasil — e está disposto a compensar a demora com um serviço de qualidade e um acervo absurdo de sucessos. Trata-se do Spotify, já disponível para download e uso no país.

Inaugurado em 2008, o Spotify já ultrapassou os 10 milhões de assinantes em todo o mundo e tem como próximo objetivo conquistar o público brasileiro, que é conhecidamente apaixonado por música.

O aplicativo é ideal não só para quem já sabe o que ouvir e gosta de passar o dia com os fones de ouvido reproduzindo as bandas favoritas, mas também para as pessoas dispostas a descobrirem (e encantarem-se) com músicas novas.

Você tem três opções: baixar o programa do Spotify por este link, acessar um player pelo site do serviço ou baixar o aplicativo para Android, iOS ou Windows Phone.

Música sem parar

São mais de 20 milhões de músicas, variando entre sucessos nacionais e internacionais de todas as épocas e artistas que ainda não possuem o devido reconhecimento, mas podem estourar a qualquer momento ou virar sua nova banda favorita.

No computador, é só baixar o programa do Spotify, instalá-lo e fazer o login ou o cadastro, que é bastante rápido. Em dispositivos móveis, é quase a mesma coisa: basta buscar o app nas respectivas lojas virtuais, fazer a instalação e o login e curtir a seleção musical em uma interface um pouco diferente.

Para o serviço, basta ter uma conexão com a internet via cabo, WiFi ou acesso 3G/4G estável. No caso de álbuns e playlists, você pode escolher entre ouvir na sequência correta ou em ordem aleatória. Há ainda a possibilidade de salvar as faixas favoritas e criar playlists, além de escutar as listas criadas por outros membros da comunidade.

Como acessar

O serviço é dividido em abas, todas igualmente úteis e com funções que vão de acordo com a sua necessidade. As principais são as seguintes:

Navegar

A aba principal do serviço é a que possui a maior quantidade de funções. Nela, há algumas sugestões pontuais para a segunda-feira ou o final de semana, por exemplo, além de listas com as canções mais tocadas, os lançamentos e algumas notícias sobre o serviço.

É por ali também que você faz uma busca completa pelo acervo do Spotify, selecionando um gênero e navegando pelos artistas.

Descobrir

Cansado de escutar sempre as mesmas coisas, mas com preguiça de procurar artistas similares de qualidade? O Spotify faz todo o trabalho para você nesta aba, que exibe músicas, álbuns ou artistas que estão populares na sua região ou no programa em si.

É só selecionar o conteúdo em destaque e começar a ouvir. Não há distinção de gênero ou data de lançamento entre as recomendações, fazendo com que você amplie seus horizontes musicais.

Rádio e listas de reprodução

Com uma diferença básica, essas duas opções fazem seleções baseadas no que você ouviu, criando páginas próprias de músicas. A “Rádio” é automática e puxa suas canções favoritas em estações próprias para artistas, por exemplo. Já  o item “Listas de reprodução” é manual: é preciso adicionar as canções uma a uma, criando álbuns personalizados.

Seguir

Aqui, quem é curioso pode seguir as atividades dos amigos que estejam conectados ao Spotify pelo meio do Facebook, além de assinar artistas para receber atualizações (como o anúncio ou a chegada de novos álbuns, por exemplo) e acessar a caixa de mensagens.

Por que pagar?

Para quem já é fã do serviço, o Spotify possui uma assinatura Premium de US$ 5,99  — ou R$ 14,90, preço nacional que estreia em breve, assim como a aceitação de cartões de crédito locais. Mas por que alguém pagaria por algo que pode ser baixado por aí sem custos? Além do visual organizado, o programa oferece comodidade, mantendo um acervo completo a poucos cliques de distância. No modo pago, você pode tocar qualquer música em qualquer lugar, sem restrições de aparelhos ou região.

Com a assinatura ativada, é possível baixar cópias das músicas para manter nos dispositivos e ouvir álbuns e playslists offline quando você quiser — e com a mesma alta qualidade de áudio. A versão Premium ainda exclui qualquer tipo de anúncio de áudio, que são pequenos spots intercalados entre as músicas. Ainda assim, não há limite mensal de minutos na versão gratuita.

Para experimentar todas as funções, é possível ingressar em um período de teste gratuito de 30 dias após colocar os dados do cartão, sendo possível cancelar o pagamento quando o período estiver no fim.

Você pode baixar o programa do Spotify para seu computador pelo botão abaixo.

As versões mobile já estão disponíveis na Google Play, na App Store e na Windows Phone Store.

Publieditorial foi patrocinado pelo Spotify

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.