Windows Phone: 10 aplicativos de música para o seu smartphone

6 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: 10 aplicativos de música para o seu smartphone

Dúzias de aplicativos para smartphones são desenvolvidas por dia, mas nem todos os recursos disponibilizados para essas plataformas de mídia são usados constantemente. Quando se pesquisa por música, centenas de players e simuladores digitais de instrumentos aparecem nas buscas; é bastante difícil, nesses casos, escolher uma ou outra ferramenta que realmente atenda às necessidades de cada pessoa.

E na intenção de trazer à tona alguns aplicativos ligados ao tema música, o Tecmundo lista abaixo dez sugestões interessantes que poderão auxiliar você em qualquer uma das seguintes tarefas: baixar toques para o seu Windows Phone, compor e gravar linhas de teclado, violão e bateria, identificar nomes e letras de músicas tocadas por fontes externas e organizar e reproduzir seus arquivos de áudio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

1- Sonora: curta milhares de músicas grátis e acesse playlists

É possível acessar durante sete dias gratuitos um acervo generoso de músicas por meio do Sonora. Acesse este link, faça o seu cadastro e teste o aplicativo!

Qual é o seu estilo musical favorito? Já pensou em fazer as suas próprias coletâneas e executar playlists online? Com esta ferramenta simples agora você pode escolher entre músicas que vão desde as sertanejas até as eletrônicas. São mais de 20 categorias musicais, e cada uma delas conta com várias outras ramificações.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Fique por dentro do mundo pop da música por meio das opções “destaques” e “ranking”, que elencam os artistas mais curtidos do momento. Crie também suas próprias listas de reprodução ou vá até o botão “playlist rápida”, digite o nome da sua banda ou cantor favorito e escolha uma seleção sugerida pelo Sonora.

2- Free Ringtones: a maior coleção de toques para o seu Windows Phone

Basta escolher seu ringtone favorito, baixá-lo e selecionar a opção “Usar como toque”. Pronto. Agora você pode colocar, por exemplo, a música tema do Bob Esponja para identificar aquele seu amigo que, por algum motivo, faz lembrar a irreverência do personagem amarelo. A galeria do Free Ringtones conta com milhões de toques e é atualizada diariamente; o que você acha de personalizar cada um dos toques dos seus contatos?

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Vá em “Search” se você deseja pesquisar por nome de música ou artista. Para ordenar os ringtones, selecione a opção “Featured” e escolha entre quatro categorias: os mais baixados (“Most Downloaded”), os mais novos (“Newest”), os melhores avaliados (“Top Rated”) e os mais comentados (“Most Commented”).

3- Lyrics: agora você pode cantar junto! Identifique as letras das suas músicas prediletas

Lyrics é um aplicativo bastante competente: além de mostrar a letra das músicas que já estão arquivadas no seu Windows Phone, ele consegue identificar os versos de canções tocadas por fontes externas de som.

Quer descobrir a letra de uma música que está sendo tocada no rádio ou na televisão? Fácil. Use o primeiro ícone (da esquerda para a direita) localizado no rodapé do aplicativo, aponte seu smartphone para a fonte do som e, em poucos segundos, todos os versos da canção vão aparecer na tela.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Seus arquivos de música são classificados em três categorias na opção “music”: por artistas (“artists”), por álbuns (“albums”) e por músicas (“songs”).

4- Shazam responde: qual é a música?

Prático, rápido e, o melhor: de graça.

É hora de descobrir em segundos o nome de uma canção. Dê um único clique no botão central da interface azulada deste aplicativo, aponte seu celular para a fonte do som e espere um instante; o Shazam certamente descobriu não apenas o título da canção, mas mostrou também toda a discografia do artista trazendo, ainda, um link de direcionamento ao YouTube.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Parece mágica, certo? O nome disso, no entanto, é tecnologia. Instale agora este impagável aplicativo no seu aparelho e faça o teste você mesmo.

5- Master Drummer: transforme-se em baterista e crie as suas levadas

Com este aplicativo você pode desenvolver tanto seu talento como baterista quanto criar levadas de ritmos para acompanhar seus exercícios instrumentais. São 15 peças de bateria disponíveis para composição de seus grooves, e é possível controlar diversas opções de toque durante a composição (como as batidas por minuto e o número de colunas no espaço de criação de levadas).

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Se você não toca bateria, mas é íntimo de outro instrumento, também é possível escolher uma das cinco opções de samples que já vêm programadas no aplicativo. Praticar um instrumento de corda, como piano ou guitarra, agora pode ficar ainda mais divertido com o uso do Master Drummer.

 6- Cifra Club: lições de violão à distância de um toque

Para acessar as aulas, basta dar um clique no centro da tela.

Não é justo falarmos de um aplicativo que simula toques de bateria sem citarmos ao menos outra ferramenta que trate em um tom mais “melodioso”: com o Cifra Club você poderá aprender ou aprimorar as suas técnicas no violão por meio de videoaulas detalhadas e bastante didáticas.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

O aplicativo nada mais é do que uma “versão enxugada” do canal do Cifra Club no YouTube (cifraclub.tv). Além das aulas de violão, que mostram a execução das músicas seguida da explicação de como tocá-las, dicas sobre guitarras também podem ser encontradas nos vídeos.

7- Podcast: ouça podcasts com este aplicativo

Precisou pausar o áudio do seu podcast, deu play novamente e ele começou do início? Resolva esse problema com o Podcast. Digite a URL da série de arquivos de áudio no campo indicado ou faça uma busca no catálogo deste aplicativo. Em instantes você terá à disposição seus podcasts favoritos e completos.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

8- Pianist Music Studio Free: toque vários instrumentos e grave as suas canções!

Já falamos de um aplicativo que simula levadas de bateria e acabamos de indicar outra ferramenta de instrução ao toque de violão. Agora é hora de juntarmos essas duas funções e acrescentarmos o Pianist Music Studio Free, que traz ainda mais recursos: toque violão, bateria, piano e até mais instrumentos. Logo, junte as composições em até quatro pistas e grave suas músicas.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Com este aplicativo você pode: acionar um pad com até dez peças de bateria; fazer seus próprios ringtones; gravar suas composições; usar o metrônomo; brincar com uma interface que imita cordas de violão e acionar sons de diversos instrumentos tocando-os em teclas de piano. Navegue pelas funções do Pianist Music Studio Free e faça do seu smartphone um verdadeiro estúdio.

9- Cavaquinho: consulte o dicionário de acordes e detone no pagode!

Você curte embalar aquele encontro entre amigos ao som de um cavaquinho, mas às vezes se esquece de um acorde ou outro? Com este prático dicionário de acordes as músicas nunca mais vão sofrer com notas fora de tom. Além das sete notas da escala musical (dispostas na coluna da esquerda), você tem a chance de consultar as 749 modulações de Dó a Si para o cavaquinho (na coluna da direita).

(Fonte da imagem: Windows Phone)

A afinação-padrão desse instrumento fica em Ré (D), Sol (G), Si (B) e Ré (D); este dicionário de acordes vem, portanto, configurado nesse tom.

10- playMusic Free: um player elegante para as suas músicas

Programa que possui interface agradável, operação fácil e catalogação de músicas.

(Fonte da imagem: Windows Phone)

Este aplicativo organiza as suas músicas de um jeito muito prático em cinco categorias: gênero (“Genres”), lista de reprodução (“Playlists”), álbuns (“Albums”), artistas (“Artists”) e músicas (“Songs”). Além dessa função, o playMusic Free conta com uma interface bastante agradável; naqueles três botões de rodapé é possível acessar uma lista com todos os álbuns arquivados no seu aparelho, passá-los calmamente um a um ou visualizar as músicas contidas em cada uma das coleções.

....

O Tecmundo apresentou 10 sugestões de aplicativos voltados a alguns aspectos do universo musical. Apesar de existirem centenas de outros recursos que também podem desempenhar as funções das ferramentas listadas, ainda é difícil encontrar guias práticos sobre o tema tratado acima. Se algum aplicativo interessante deixou de ser citado, por favor, nos envie suas sugestões!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.