6 programas para baixar música [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: 6 programas para baixar música [vídeo]

Milhares de pessoas ao redor do mundo têm o costume de baixar músicas pela internet. Existem diversas formas de desempenhar essa atividade, como por meio de torrents ou compartilhadores de arquivos. Porém, a segunda maneira é a mais utilizada pelos usuários.

Se pegarmos como exemplo apenas os programas que funcionam como compartilhadores de arquivos, não somente de áudio, mas também de vídeos e dados em geral, existem centenas de aplicativos que podem ser citados, cada um com a sua particularidade e aparência.

Para fazer este artigo, preparamos uma seleção que mostra os seis programas mais utilizados pelos usuários e alguns campeões em termos de downloads no Baixaki. Confira, a seguir, as principais características, o que eles fazem, como funcionam e também o diferencial de cada um.

Importante! A prática da pirataria é crime. Lembre-se de conferir os direitos autorais das músicas que você pretende utilizar antes de fazer o download delas. Quando o programa oferecer a possibilidade de comprar a faixa, procure utilizar esse serviço.

1. Ares Galaxy

Apesar de apresentar uma interface simples, o Ares Galaxy possui divisórias que organizam muito bem o conteúdo e as categorias expostas por ele. Assim como grande parte dos compartilhadores de arquivos, este programa exibe abas separadas para os itens que estão em processo de download, que já foram baixados e também para a busca, que, por sua vez, é pré-filtrada pelo tipo de mídia que o usuário pretende buscar.

AmpliarTela de busca do Ares Galaxy (Fonte da imagem: Divulgação)

As transferências realizadas pelo programa são completadas – em sua grande maioria – sem apresentar erros ou lentidões. Porém, é preciso levar em conta que essa característica também depende dos usuários que estão compartilhando o arquivo.

AmpliarAndamento dos downloads: status e tempo estimado. (Fonte da imagem: Divulgação)

A interface extremamente organizada, com divisórias que facilitam a diferenciação visual das categorias, ajuda a tornar a utilização do Ares Galaxy ainda mais fácil. Quando os downloads são finalizados, os itens são organizados na biblioteca do aplicativo. Nessa tela, as músicas são classificadas e ordenas por artista, álbum ou gênero, dependendo da preferência do usuário.

2. MP3 Rocket

O MP3 Rocket não ganha do Ares Galaxy em termos de downloads no Baixaki, mas também faz parte do grupo de compartilhadores mais populares entre os usuários. Este aplicativo permite que você baixe arquivos de vários tipos, como música, vídeo, jogos etc.

AmpliarBuscando música pelo MP3 Rocket. (Fonte da imagem: Divulgação)

Para buscar arquivos, o usuário pode utilizar o filtro de mídia, escolhendo “Música” para encontrar músicas, ou pode pesquisar o item no geral, o que pode levar mais tempo. Não é necessário preencher todos os campos que aparecem. Porém, isso pode acelerar a apresentação dos resultados, já que a busca se torna mais específica.

Enquanto os downloads estão em andamento, é possível conferir a parte do item que já foi salva. Quando o processo é finalizado, os arquivos são armazenados, classificados e organizados dentro da biblioteca do MP3 Rocket.

AmpliarDownload de músicas a partir de vídeo do YouTube. (Fonte da imagem: Divulgação)

Muitos dos usuários que utilizam o MP3 Rocket há muito tempo estranharam a nova versão do aplicativo, por ter mudado a forma de interagir com as funcionalidades e categorias disponibilizadas por ele.

Nas versões anteriores, o MP3 Rocket mostrava ao usuário os itens mais populares de cada categoria, como música, vídeo e jogos. Caso você gostasse de algum aplicativo, era possível fazer o download diretamente dessa seção. Porém, com a nova interface do programa, a utilização deixou de ser simples e completa e se tornou limitada demais.

3. Songr

Um dos compartilhadores de arquivos mais completos também possui uma das interfaces mais simples do mercado. Essa combinação é a fórmula perfeita da praticidade.

A pesquisa de arquivos oferecida pelo Songr acontece de forma rápida e satisfatória. O programa permite que o usuário pré-visualize a faixa antes mesmo de baixá-la. Essa característica evita que você faça o download de itens de baixa qualidade ou que não correspondam ao que você procura.

AmpliarResultados da busca apresentados pelo Songr. (Fonte da imagem: Divulgação)

Os resultados das pesquisas são classificados por relevância e confiabilidade, além das características comuns aos outros compartilhadores, como tamanho, nome e qualidade. O Songr não se foca apenas no download isolado de arquivos, mas oferece álbuns inteiros para os usuários que tiverem interesse.

Outra opção é inserir o link de um vídeo postado no YouTube para que ele seja baixado diretamente na interface do aplicativo. Como é possível perceber, o Songr é um programa completo, com funcionamento rápido e que, mesmo assim, não ocupa muito espaço na sua máquina.

4. Pirate

O Pirate funciona de forma semelhante aos outros aplicativos. O grande diferencial apresentado por este programa é o fato de ele não precisar ser instalado na sua máquina. Isso acontece porque toda vez que o usuário for utilizar o software, ele simplesmente executa o compartilhador e inicia o uso.

Essa característica torna o Pirate um compartilhador portátil, que pode ser carregado no pendrive, por exemplo, e executado em qualquer computador, onde você estiver.

AmpliarMúsicas retornadas pelo Pirate após a busca. (Fonte da imagem: Divulgação)

A utilização do Pirate segue o mesmo estilo dos outros compartilhadores. Com ele, o usuário busca o nome do arquivo que deseja baixar e confere os resultados na própria tela. Na listagem dos itens, você confere o título e o artista da música, bem como a duração e o tamanho. Quando encontrar a canção que deseja, basta clicar em “Download” para esse processo ser iniciado.

5. SciLor’s Grooveshark Downloader

Este aplicativo é ideal para quem costuma utilizar o Grooveshark, um site que reproduz músicas e permite a criação de listas de reprodução.

O Grooveshark oferece uma gama muito grande e variada de canções. Dessa forma, as opções de faixas para serem baixadas são igualmente vastas.

AmpliarBuscando, selecionando e fazendo o download. (Fonte da imagem: Divulgação)

O SciLor’s Grooveshark Downloader é um programa que permite ao usuário baixar toda e qualquer canção oferecida pelo site. Tudo o que você precisa fazer é pesquisar a música com o buscador do software, marcar os itens de que deseja fazer o download e clicar no botão correspondente.

Além da quantidade imensa de músicas oferecidas, o Grooveshark também é conhecido pela qualidade das faixas presentes em seu banco de dados. Portanto, o usuário que utilizar o SciLor’s Grooveshark Downloader para fazer o download de canções a partir do Grooveshark tem a garantia de que os itens baixados apresentarão áudio claro e completo.

6. mP3

Diferente dos demais compartilhadores de arquivos desta lista, o mP3 é um serviço online. Isso quer dizer que o aplicativo não ocupa espaço no HD do seu computador nem sequer precisa de instalação. Entretanto, é necessário registrar uma conta de usuário no site para que você possa baixar os arquivos.

AmpliarAssista ao vídeo e faça o download do áudio. (Fonte da imagem: Divulgação)

O acervo do mP3 é basicamente o acervo do YouTube. Quando o usuário acessa o mP3 e faz uma busca, o site retorna vídeos nos resultados. Em “Preview”, é possível pré-visualizar a música e, em “Convert”, o download é iniciado.

Este programa é ideal para quem quer buscar algo de maneira rápida, sem se preocupar muito com a qualidade do que for encontrado. Isso porque existem muitos vídeos com áudio de baixa qualidade no YouTube e grande parte dos resultados retornados é composta por esses itens.

.....

Este artigo tem como finalidade mostrar uma seleção com os principais programas utilizados para baixar músicas. Entretanto, não pretendemos incentivar a prática do download ilegal. Esperamos que nossos usuários utilizem as dicas com consciência e bom senso. Deixe um comentário contando-nos o que achou dos aplicativos citados no texto e a experiência que você já tem com eles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.