Ouça o exótico Artiphon Instrument 1: guitarra, piano e violino em um só

1 min de leitura
Imagem de: Ouça o exótico Artiphon Instrument 1: guitarra, piano e violino em um só
Imagem: Artiphon Kickstarter

Instrumentos experimentais sempre fizeram parte do desenvolvimento musical. O próprio piano é um desdobramento do clavicórdio e do cravo e alguns estilos musicais, como o Rock Progressivo, acabaram se tornando marcados pela sonoridade de diferentes aparelhos como o curioso Mellotron. Em 2013, durante a Consumer Electronics Show, uma empresa desconhecida levou ao evento um instrumento totalmente inusitado. A ideia era apresentar aos visitantes da feira o protótipo inicial do que viria a ser o Artiphon Instrument 1.

O protótipo do Instrument 1 integrava o smartphone no corpo do instrumento, design que foi depois abandonado.

Um instrumento exótico que mistura as funções de interpretador MIDI, guitarra, piano e violino digital. O Instrument 1 pode ser totalmente configurado pelo smartphone e, inicialmente, a companhia Artiphon pediu pela quantia de 75 mil dólares através de financiamento coletivo no Kickstarter. Mas o mundo se mostrou muito mais ansioso pelo novo instrumento do que eles esperavam: em poucos meses mais de um milhão de dólares foram arrecadados.

Após a campanha inicial de financiamento, o Artiphon entrou em produção comercial e hoje pode ser adquirido pelo site oficial nas cores branca e preta por 399 dólares. Curioso que os dois modelos também estão esgotados no site, o que só demonstra o desejo que profissionais como produtores musicais estão tendo pelo gadget musical.

Nós conseguimos uma versão do Instrument 1 e convidamos os profissionais da produtora de áudio curitibana CANJA Audio Culture para passar algum tempo conhecendo o aparelho, suas funções e particularidades. Na sequência, eles nos convidaram para um papo sobre a Artiphon e, claro, também tirar um som com o aparelho. O resultado você pode conferir no vídeo que ilustra a matéria logo acima.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.