Os 8 melhores aplicativos para ouvir podcast no smartphone

5 min de leitura
Imagem de: Os 8 melhores aplicativos para ouvir podcast no smartphone
Imagem: DailyTekk

Seja você um dos muitos amantes de Nerdcast ou alguém que nunca ouviu um episódio sequer de Welcome to Night Vale, o fato é que os podcasts têm ganhado cada vez mais força. Afinal, não há como negar o charme de uma forma de mídia que deixa você ouvir de tudo – daquele papo de bar entre alguns amigos a discussões sobre política, notícias e muito mais.

Exemplos de boas transmissões para ouvir não faltam. Além dos canais que citamos acima, podcasts como o Grande Coisa são ótimos para ver histórias do dia a dia e opiniões bem-humoradas de tecnologia, filmes e todo o tipo de nerdice. Já o Jogabilidade é perfeito para quem quer ir ainda mais fundo em sua nerdice interior e falar sobre games e animes, enquanto o Melhores do Mundo vai agradar fãs hardcore de quadrinhos que não ligam para gravações “enfeitadas”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Podcast para todos os gostos

Obviamente, não existem só podcasts do mundo geek para ouvir. Quer ouvir discussões sobre política e temas polêmicos? Então o Anticast é uma ótima escolha. Ou que tal melhorar seu nível de educação financeira com o DinheiramaCast? Para quem sempre quis empreender ou entrar no mundo dos negócios, por sua vez, ouvir o Café com ADM é uma boa pedida, assim como o Hipster Ponto Tech, para aspirantes a desenvolvedores e programadores.

Pois é. As opções são muitas, e a lista simplesmente não para. De fato, mais e mais podcasts com as temáticas mais absurdas e curiosas possíveis surgem a cada momento, e são uma ótima maneira de ocupar seus ouvidos enquanto faz outras tarefas comuns do dia a dia.

Ficou interessado na ideia depois de tudo isso? Então pode se preparar, pois o TecMundo fez uma pequena lista com algumas sugestões de aplicativos especialmente para você encontrar, ouvir e gerenciar todos os podcasts mais incríveis disponíveis do mercado.

1- CastBox

Para começar nossa lista, trazemos um aplicativo que chama a atenção por ser bastante inteligente. Isso porque, além ter suporte a canais de podcast de mais de 70 línguas diferentes, o Castbox é capaz de aprender seus gostos e fazer recomendações personalizadas do que ouvir.

Junte a tudo isso uma interface extremamente limpa, suporte a transmissão de podcasts para diversos aparelhos e até mesmo uma ferramenta para ajudar você a criar sua própria gravação como podcaster. Temos assim um incrível aplicativo disponível tanto para Android quanto para iOS.

2- Doggcatcher

O visual simples do Doggcatcher é exatamente o que o torna tão eficiente

Seguindo para um aplicativo pago exclusivo da plataforma da Google, Doggcatcher é um daqueles programas pensados em não trazer complicações. Com uma interface incrivelmente simples de usar, ele permite que você busque novos podcasts, se inscreva em canais e baixe automaticamente novos episódios de suas transmissões favoritas.

Não precisa esperar nenhuma obra-prima na parte visual, claro. Mas quem precisa disso com um app que funciona tão bem e sem complicações? De fato, toda essa simplicidade contribui para dar esse destaque.

3- Overcast

Graças à sua exclusividade para o iOS, o Overcast pode tirar o melhor que a plataforma tem a oferecer em sua interface

Não precisa ficar com invejinha só porque o candidato anterior da lista é exclusivo para os celulares da Google. Para compensar, trazemos Overcast, um serviço só para donos de aparelhos iOS que vem com um design ainda mais moderno do que qualquer outro aplicativo da lista.

O principal destaque do Overcast é que, além de poder acelerar a execução dos podcasts sem distorcer o áudio (ótimo para quando você tem uma tonelada de episódios novos acumulados no celular), o aplicativo vem preparado para trabalhar diretamente com o Apple Watch. São adições pequenas, mas que podem melhorar muito sua experiência.

4- Pocket Casts

À procura de uma opção um pouco mais completa e bonita para ouvir seus podcasts? Então Pocket Casts é provavelmente a resposta. De todos da lista, ele é com certeza o mais completo, com direito a sincronização para qualquer plataforma, filtros personalizáveis, transmissão para Chromecast e um visual que aproveita de tudo o que tanto o Android quanto o iOS têm para oferecer.

Porém, se você gostou desse aplicativo, já avisamos: Pocket Casts é um software pago. Mesmo assim, você com certeza não vai se arrepender da compra, visto que ele tem tudo o que você pode precisar em um app de ouvir podcasts.

5- Podcast & Radio Addict

Prefere uma opção grátis, mas que também seja bastante completa? Não tem problema. Então que tal dar uma chance para o Podcast & Radio Addict? Trazendo um design bastante parecido com o último aplicativo da lista, este app é um pouquinho mais simples no visual, mas compensa com muitas opções para buscas e filtros na hora de encontrar novos podcasts.

6- Podcast Republic

Mais um app que ganha pontos por sua interface simples e descomplicada de usar - mas com um toque de estilo muito bem-vindo

Obviamente, um dos mais elogiados serviços de podcast do mercado não podia ficar de fora, já que o Podcast Republic ganha elogios por sua simplicidade e facilidade de uso. A ideia aqui é trazer podcasts sem complicações para a plataforma Android, da mesma forma como o iTunes faz há tempos no iOS. Logo, ele tem um visual simples, mas que permite encontrar e baixar todos os episódios dos principais canais facilmente.

7- Stitcher

Se você gosta de estar atualizado com todas as últimas notícias, este app de podcast é a pedida perfeita

Com uma biblioteca de mais de 40 mil shows e podcasts diferentes, Stitcher já chama a atenção por seu design elegante e sua capacidade de trazer recomendações personalizadas para seu gosto. Mas esse nem de longe é seu principal destaque.

A parte legal deste aplicativo é que ele traz notícias fresquinhas para você acompanhar na forma de curtas gravações de áudio. Assim, você pode aproveitar aquela viagem de carro para casa e ainda se informar das últimas novidades do mundo sem precisar ligar o rádio – função que, inclusive, ele é capaz de desempenhar.

8- WeCast

Chega de levar spoilers na cara ou de ter que esperar aquelas sessões chatas passarem em cada episódio

Por último, temos mais um aplicativo pago que promete chamar muita atenção. O que há de interessante no WeCast? Que tal se, além de poder adicionar podcasts, você for capaz de fazer comentários e correções para que todo o resto do público desse aplicativo veja?

Isso é só uma das ferramentas que ele oferece. Temos também um sistema que permite que os canais criem avisos de todas as principais partes do podcast. Assim, você pode desde pular aquela leitura de emails que você não está nada a fim de ouvir até saber o spoiler gigante do filme sobre o qual estão falando naquele episódio.

.....

E aí, gostou de nossas sugestões? Como sempre, é bom lembrar que esses não são nem de longe os únicos apps interessantes de ouvir. Então deixamos a pergunta: que outros aplicativos você achou que faltaram em nossa lista? Deixe suas dicas nos comentários e, quem sabe, podemos acabar organizando mais uma matéria com dicas para quem quer ouvir podcasts.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.