Otamatone, o instrumento musical mais bonitinho e perturbador já feito

1 min de leitura
Imagem de: Otamatone, o instrumento musical mais bonitinho e perturbador já feito
Imagem: Maywa Denki

Você já ouviu falar do instrumento Otamatone? Muitos podem nem mesmo achar o nome familiar, mas quem conhece sabe que esse é um dos aparelhos mais bizarros e divertidos já criados em terras japonesas. E o que há de interessante nele? Bem... Só vendo esse dispositivo em ação para entender.

Antes que você se pergunte: não, o visual não é a coisa mais estranha no Otamatone. O mais bizarro, como é possível notar no vídeo abaixo, é seu som, que parece algo entre uma voz humana distorcida e alguém assoando o nariz. Ou algo assim. Sinceramente, é algo que simplesmente não pode ser explicado em palavras – e que, por mais incrível que seja o resultado, pode dar calafrios em algumas pessoas.

Sua aparência curiosa, que lembra muito a de um girino ou de uma nota musical, conta com oito botões em sua “cauda”, os quais geram diferentes notas. Ao mesmo tempo, é possível pressionar seu rosto (sim, esse instrumento musical realmente tem uma cara) para distorcer a melodia, criando músicas bastante complexas.

Para muitos, pode parecer impossível imaginar que alguém se interessaria por algo assim, mas o caso é exatamente o contrário: o Otamatone conseguiu uma verdadeira legião de fãs (principalmente entre otakus), que fazem todo o tipo de versão de músicas e temas famosos. É o caso, por exemplo, da famosa abertura original de Pokémon, que ganhou a impressionante adaptação abaixo.

Algumas, por outro lado, são um pouco mais... Curiosas, digamos assim, como é o caso desse japonês extremamente apaixonado pelo Brasil e sua lambada, com direito a uma “belíssima” demonstração de habilidade em português por parte do cantor:

Já se você achou esse instrumento um pouco perturbador, prepare-se para ver algo que pode ser simplesmente assustador: um Otamatone do tamanho de uma guitarra.

Pois é, isso não é uma criação de fãs, mas sim um dos vários modelos atuais do Otamatone. De fato, hoje o aparelho tem até mesmo uma versão sintetizadora que permite vários sons diferentes – o que não torna a história menos perturbadora, infelizmente.

Se você se interessou em adquirir um desses misteriosos e impressionantes instrumentos, é possível comprar a versão mais básica do Otamatone por preços a partir de 23 dólares (mais ou menos 78 reais) ou investindo 43 dólares (145 reais) no modelo digital.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.