Novo álbum de Drake vende 1 milhão de cópias em 5 dias — e só pela Apple

1 min de leitura
Imagem de: Novo álbum de Drake vende 1 milhão de cópias em 5 dias — e só pela Apple
Imagem: Billboard

A exclusividade temporária de um álbum de música em um serviço de streaming (para só depois surgir nos demais) deve se tornar algo cada vez mais frequente na internet. Isso porque o mais recente exemplo dessa estratégia provou-se um sucesso estrondoso — e lucrativo — em pouco tempo.

Segundo o The Wall Street Journal, o álbum "Views", do artista de hip-hop Drake, chegou e ultrapassou 1 milhão de cópias vendidas em apenas cinco dias. O número já é impressionante em toda a indústria fonográfica atual, por conta da facilidade de obtenção legal ou ilegal de música, mas fica ainda mais incrível: tudo isso foi obtido somente no Apple Music e no iTunes, que tiveram a exclusividade de transmissão do disco por uma semana.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

No Apple Music, foram mais de 250 milhões de transmissões do álbum, sendo cerca de 200 milhões somente nos Estados Unidos. Como o serviço conta com 13 milhões de assinantes, ou os mensalistas ouviram infinitamente o álbum ou muita gente passou a pagar pelo serviço. Existe também a possibilidade de vários consumidores terem ativado o período de teste gratuito — e aí está a chance de capturar novos membros.

Uma tendência que veio para ficar

Para evitar a pirataria ou a transmissão por meios mais simples, uma equipe contratada por Drake ficou de olho em sites como o YouTube para impedir que arquivos com o áudio de todo o CD fossem postados (ou permanecessem o mínimo de tempo possível antes de serem denunciados e removidos por infração de direitos autorais).

Exemplos anteriores já mostravam o sucesso dessa tendência de exclusividade no streaming. "Life of Pablo", de Kanye West e "Lemonade", de Beyonce, ficaram por um tempo somente no Tidal antes de serem disponibilizados a outros serviços rivais.

Você assina o Apple Music? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.