Testamos a impressora a laser Brother MFC-L8600CDW [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: Testamos a impressora a laser Brother MFC-L8600CDW [vídeo]

A Brother vem diversificando sua linha de produtos com impressoras cada vez mais robustas e prontas ao mercado corporativo, atendendo a todas as necessidades de impressão e digitalização para pequenas e médias empresas.

A aposta na tecnologia de impressão a laser já vem de longa data, mas a MFC-L8600CDW que recebemos para testes é um dos modelos preparados para produzir documentos coloridos em altíssima velocidade.

Esta multifuncional se destaca pelo sistema de impressão, porém chama a atenção ao trazer um scanner de boa qualidade, função de copiadora, capacidade para transmitir fax e outros recursos especiais. Será que ela cumpre todas as promessas?

Nós passamos alguns dias testando os tantos recursos do produto, incluindo as tecnologias fáceis que ela traz para impressão de documentos diretamente do celular e outras configurações que visam agilizar o trabalho. Acompanhe nossas impressões.

Especificações

Design robusto

Como era de se esperar de uma impressora voltada ao meio empresarial, o design não é o forte deste produto. Ao ter que comportar scanner, tonners de tamanho avantajado e um hardware capaz de controlar todas essas funções, a MFC-L8600CDW acaba se tornando um aparelho funcional, mas não tão elegante.

O visual deste modelo segue o que já vimos em outros dispositivos da fabricante — nós temos outra Brother em nosso escritório que é muito parecida. A mescla de cores branca e preta usadas na carcaça é interessante, combinando com qualquer ambiente.

As bandejas para papéis ficam escondidas, impedindo a entrada de poeira e deixando a impressora com uma aparência mais simples e agradável. O scanner fica posicionado em local de fácil acesso, sendo de grande valia para quem costuma fazer muitas cópias no dia a dia.

Em quase todos os componentes da parte externa, reparamos que a Brother apostou em materiais plásticos com cantos arredondados, os quais evitam possíveis acidentes. Na parte de trás, as conexões USB e de rede ficam escondidas, já que só são usadas na primeira configuração. A entrada para pendrives, por outro lado, fica na frente, o que é bem prático.

O visor de LCD merece destaque, pois se encaixa muito bem na construção do produto e dá acesso a todas as funções do produto. Vale notar ainda que o display colorido conta com tecnologia touchscreen, o que permite realizar configurações avançadas e observar as atividades da impressora.

Múltiplas formas de conexão

Uma das grandes facilidades da MFC-L8600CDW é sua capacidade de se conectar com múltiplos dispositivos através de várias tecnologias. As configurações iniciais são rapidamente realizadas através do software para computadores, que vem junto com o driver da impressora.

A configuração de rede é a mais inteligente para o meio corporativo, já que garante o acesso ao dispositivo através de vários computadores. Em nossos testes, não tivemos quaisquer problemas, sendo que esta Brother funcionou perfeitamente na rede WiFi.

A compatibilidade com aplicativos de celular é outra vantagem, principalmente para quem quer imprimir algum documento para uma reunião e não tem tempo de ir até um PC. Nós usamos o app Brother iPrint&Scan para Android e pudemos usar todos os recursos com facilidade. A interface do programa é intuitiva e oferece múltiplas opções na palma da mão.

Também ficamos satisfeitos com o modo de trabalho da impressora ao usar pendrives. Ela é capaz de imprimir documentos diretamente do dispositivo removível e digitalizar imagens sem necessitar de um computador por perto. No geral, a MFC-L8600CDW se mostrou extremamente útil e simples de usar.

Veloz, mas nem tanto

Muito bem, depois de explorar todas as configurações do produto, nós resolvemos partir para os testes práticos. Por se tratar de uma impressora a laser, o tipo de documento não influencia tanto no tempo de impressão. Reparamos que documentos monocromáticos (em tons de cinza) e coloridos demoram quase o mesmo tempo para imprimir.

Apesar de ser rápida, nós não conseguimos igualar o desempenho da MFC-L8600CDW ao que a Brother promete nas especificações do produto. De acordo com a fabricante, ela é capaz de imprimir 30 páginas por minuto, mas não foi o que constatamos em nossas verificações.

Considerando o tempo de envio dos dados até a impressora (que em alguns casos chegou a demorar 20 segundos), nós só conseguimos imprimir apenas 10 páginas no primeiro minuto. Esse número aumenta no minuto seguinte, quando pudemos imprimir 16 páginas em 60 segundos. Não chega próximo ao número informado no manual, mas não é nada mal.

Um recurso que pode ajudar muito — sendo também um diferencial do produto — é a possibilidade de lidar com impressões duplex. Este modo de trabalho garante que ela imprima nas duas faces, sem que seja necessário remover o papel e recolocá-lo na bandeja. Toda a configuração pode ser feita no PC ou no painel. Simples, rápido e prático.

Qualidade de fotos deixa a desejar

O foco da Brother MFC-L8600CDW é a impressão de documentos para escritório, o que significa que ela é ideal para textos e imagens de tamanho reduzido. Entretanto, não é absurdo cogitar que, vez ou outra, ela pode ser usada para imprimir fotografias.

Apesar de ter uma série de configurações (incluindo ajuste do papel e resolução) para melhorar a qualidade de impressão, não conseguimos resultados satisfatórios. Para realizar esse tipo de teste, nós usamos imagens com resolução superior a 10 megapixels, o que garante qualidade suficiente para impressões em tamanhos avantajados.

Mesmo com as devidas regulagens, há várias marcas de impressão, possivelmente provocadas pelo uso dos tonners, que estragam a fotografia. Nas imagens na galeria acima, você pode perceber esse tipo de defeito principalmente nas imagens com fundo escuro e azul.

O pior mesmo é perceber que esta impressora não consegue reproduzir toda a gama de cores do padrão CMYK. Regiões com tons muito próximos acabam ficando distorcidas e geram uma verdadeira confusão. Esse tipo de defeito é perceptível principalmente nas tonalidades de magenta e vermelho. De fato, esta Brother não serve para esta finalidade.

Scanner e operação

Se a qualidade de impressão não é tanto o forte, os recursos de digitalização e fotocopiadora da MFC-L8600CDW acabam compensando. Ela se demonstra extremamente rápida e eficiente na hora de fazer cópias.

Basta uma simples varredura na folha para que o resultado saia em apenas alguns segundos. Ela é capaz de salvar os resultados do scanner em mais de um local (no pendrive e no PC por exemplo) e de imprimir as imagens digitalizadas em modo duplex.

Durante nossos testes, percebemos que esta impressora é um pouco barulhenta. Além dos ruídos provenientes dos mecanismos internos, ela tem dois coolers que ficam ativos para refrigerar os componentes. Entretanto, é válido ressaltar que isto não chega a ser um problema, ainda mais em um ambiente corporativo.

Vale a pena?

A Brother MFC-L8600CDW é uma multifuncional que chama a atenção pelas múltiplas tecnologias e a rapidez na impressão. Capaz de trabalhar em modo duplex, digitalizar documentos para mais de um destino e oferecer compatibilidade com apps de celular, ela pode ser ideal para empresas que possuem uma grande gama de dispositivos.

De acordo com o site oficial da Brother, esta impressora custa aproximadamente 2.800 reais. O valor é justificado considerando a capacidade de trabalho mensal (que chega a mais de 30 mil páginas) do produto e suas tecnologias.

É importante ressaltar ainda que a MFC-L8600CDW é econômica, sendo eficiente tanto para impressões monocromáticas quanto coloridas. Certamente, é uma boa opção para uso pesado e impressão de vários tipos de documentos.

Este modelo está disponível no site de vendas de impressoras especializado Impressora a Jato.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.