Uma das grandes revoluções que a internet possibilitou foi a facilidade na comunicação. Nos últimos tempos o investimento em comunicação foi muito grande, e o motivo é claro: o grande interesse do público em conversas e relacionamentos virtuais. Por causa disso muitas empresas criaram seus próprios mensageiros, outras apenas investiram em melhorias e novos recursos.

Deixando de lado os motivos e apegando-se aos benefícios, observa-se claramente que mesmo com uma grande disputa por público, quem ganha sempre são os usuários. Hoje vamos nos ater somente aos principais mensageiros, e mostrar alguns recursos que valem destaque.

Windows Live Messenger 2009

O comunicador instantâneo mais utilizado do momento é o Windows Live Messenger (WLM). O aplicativo da Microsoft tem a vantagem de possuir o maior número de usuários, e com isso ele só cresce, pois qualquer pessoa que esteja procurando por um mensageiro tende a optar pelo WLM, porque seu círculo de amizades provavelmente já possui uma conta Live.

Atentando-se somente aos recursos, é notável porque os holofotes ficam voltados ao Windows Live Messenger constantemente. A empresa soube investir em atrativos para os usuários que adoram conteúdo multimídia, e a última versão do programa demonstra isso claramente.

Recurso do novo Windows Live Messenger

Incluindo facilidades para o compartilhamento de fotos, bons recursos de áudio e vídeo, uma interface muito bonita e com grade quantidade de itens personalizáveis, o aplicativo consegue reunir várias utilidades em pouco espaço. Com tudo isso seria insensato dizer que o Windows Live Messenger não merece destaque, pois o programa realmente tem vantagens que nenhum se iguala.

ICQ

O grande responsável pela febre dos comunicadores instantâneos é o ICQ. Apesar de pioneiro, o mensageiro sofreu um grande abandono por parte de seus usuários devido ao sistema diferente de endereço que utiliza — o usuário recebe um número único que o identificará no universo do ICQ, e esse é um fato que complicou muito a difusão do programa na web atual.

O ICQ investiu em novas animaçõesAinda que enfraquecido, o aplicativo não está tão para trás em questão de recursos. A última versão do comunicador surpreendeu muito, tanto com os recursos inovadores quanto com atrativos visuais. Os usuários interessados em conversas com áudio e vídeo agora tem o ICQ como alternativa, pois ele foi renovado e oferece uma boa quantia de recursos.

Evidentemente o ICQ não oferece tantas facilidades como o WLM, como as galerias virtuais, a personalização com incríveis fundos, a facilidade dos grupos, entre outros. No entanto, o ICQ tem a vantagem de oferecer jogos mais desafiadores, animações divertidíssimas e ainda um recurso de transformar palavras em desenhos — este recurso é diferente dos emoticons presentes no WLM.

Skype

O VoIP é o destaque

Os mesmos gênios que criaram o famosíssimo Kazaa são os responsáveis pelo comunicador Skype. Diferente dos demais comunicadores, o Skype tem seu foco na comunicação VoIP, mas ao longo dos anos foi conquistando muitos usuários com seus recursos para mensagens instantâneas.

O aplicativo que é principalmente utilizado por empresas é ideal para as videoconferências, porém não é tão agradável para os usuários comuns que preferem utilizar mensageiros com mais recursos visuais. Não proporcionando jogos, animações ou facilidades para o compartilhamento de fotos, o Skype somente tem se destacado por ser bem restrito ao público comum.

Se comparado ao ICQ ou ao Windows Live Messenger, o Skype talvez ganhe na qualidade em vídeo e na facilidade de chamadas diretas para os números de telefones comuns.

Yahoo! Messenger

Cheio de recursos, um bom concorrente para o WLM

Batendo de frente com o Windows Live Messenger, o comunicador da Yahoo! é um dos mais famosos nas terras norte-americanas, no entanto é um aplicativo não tão utilizado aqui no Brasil. Popular ou não, nota-se claramente que o Yahoo! Messenger oferece recursos de boa qualidade assim como seus concorrentes.

O mensageiro que procura se assemelhar ao WLM vem ganhando usuários por fornecer a praticidade e as facilidades que todos gostam. O suporte a temas, a interatividade com jogos, o compartilhamento de fotos, a personalização do status e muito mais são algumas das características que chama a atenção no Yahoo! Messenger.

Vantagens? Talvez esse não seja um termo apropriado, pois ele não chega a ser vantajoso se comparado aos seus congêneres, porém pode-se dizer perfeitamente que o aplicativo é muito melhor do que muitos acreditam e não fica devendo muito ao gigante Windows Live Messenger.

Google Talk

O mais simples da turma é o Google Talk. Não tendo recursos fantásticos ou grandes opções para interação, o aplicativo se salva por ser desenvolvido pela apreciada Google. O sucesso do aplicativo não está em suas funções, mas sim na integração com o GMail (o qual é um dos mais utilizados atualmente).

Simples e direto

Não há nem como comparar o pequenino GTalk com os demais comunicadores, pois ele não foi criado com o intuito de proporcionar recursos visuais. Mesmo sendo simples, o mensageiro da Google já tem a opção de conversas de voz e de qualquer modo é um bom programa para o uso no cotidiano.

Veja a tabela comparativa abaixo para saber quais recursos cada aplicativo oferece.

Tabela comparativa de recursos

Multi-Protocolos

Algumas empresas inovaram de forma diferente, permitindo que o usuário possa conectar-se a diversos serviços de mensagens instantâneas em um mesmo aplicativo. Os recursos as vezes são bem rudimentares, no entanto os usuários que necessitam estar ligados a mais de uma rede de comunicação acabam se obrigando a utilizar tais programas. Alguns indicados nesta área são: o Trillian, o Pidgin e o Meebo.

O grande vencedor

Não há vencedor nesta batalha, porque os mensageiros oferecem recursos para públicos diferentes, e claro, grande parte dos usuários procuram se cadastrar no serviço em que seus amigos já possuem conta. Sendo assim, o Baixaki prefere não tender para nenhum lado e apenas mostrar que através da gratuidade e de tantas facilidades, o usuário é que sai beneficiado.

Cupons de desconto TecMundo: