Como sincronizar pastas entre computadores utilizando o Windows Live Sync

2 min de leitura
Imagem de: Como sincronizar pastas entre computadores utilizando o Windows Live Sync

Se você está cansado de ter de carregar todos os seus documentos em pendrives, ou mesmo de mandar emails para você mesmo o tempo todo, está mais do que na hora de aprender a utilizar os mecanismos de sincronização que a Microsoft disponibiliza aos seus usuários.

A sincronização entre computadores garante mais agilidade nas transferências e também permite que alterações em documentos sejam feitas e passadas a todos os computadores de uma só vez. Tudo isso com apenas alguns cliques.

Pré-requisitos

Para poder realizar as sincronizações entre os documentos de vários computadores é necessário ter instalado em todos eles o Windows Live Sync, software que faz parte do pacote de aplicativos Windows Live Essentials (baixado junto ao MSN Messenger 2010). Compatível com os sistemas operacionais Windows 7 e Vista.

MSN 2010

Também é necessário estar conectado à internet, caso contrário não será possível acessar os dispositivos do SkyDrive, nem mesmo acessar o Live Sync.

Como fazer

Assim que o pacote de aplicativos Windows Live Essentials estiver instalado, você poderá começar a sincronizar os seus arquivos. Inicie o Windows Live Sync e registre-se com seu nome de usuário Live (o mesmo que é utilizado para sua conta do MSN Messenger) e sua senha (também a mesma do Messenger).

Quando já estiver conectado ao Sync, é necessário escolher as pastas que serão adicionadas ao dispositivo virtual de sincronização (parte integrante do SkyDrive). Para adicionar as pastas do seu computador, clique sobre o botão "Sincronizar uma pasta" e escolha a desejada por meio da janela que será aberta.

Sincronizando as pastas

Repita a operação de adição de pastas ao dispositivo de sincronização para todas as pastas que deseja compartilhar, neste momento não é possível escolher mais de uma pasta de cada vez. Ou seja, é necessário enviar tudo individualmente.

Todas as pastas vão para o mesmo local

Tudo o que for sincronizado em um computador fica visível na janela principal do Windows Live Sync. Clicando sobre o ícone de alguma das pastas, são abertas várias opções referentes a elas. O botão "Selecionar os dispositivos em que a pasta é sincronizada" permite que o usuário escolha quais computadores sincronizados podem acessar esse conteúdo.

Escolher os dispositivos

Ao lado de ""Sincronizar uma pasta", há também o botão "Ir para o Windows Live Dispositivos", que é o controlador online das sincronizações com sua conta. Na janela do navegador que será aberta, insira seu ID e senha (se necessário) e então você terá acesso às configurações online.

Dispositivos sincronizados

Nesta janela estão todos os dispositivos sincronizados, ou seja, os computadores que foram adicionados e o "Armazenamento sincronizado do SkyDrive". Os computadores podem ser excluídos da lista pela própria web, já o SkyDrive pode apenas acessar os conteúdos.

Clicando sobre o botão "Personalizar", você poderá modificar o nome do dispositivo (por exemplo: trocar "PC-734" por "Computador da Empresa") e também modificar o ícone que representa aquele computador nas janelas do Windows Live Sync.

Personalizar os ícones

Ao final de todo o processo, será possível acessar os documentos sincronizados em qualquer computador que possua o Live Sync, apenas conectando a sua conta ao programa.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.