Windows Live Messenger para iPhone - Primeiras Impressões

3 min de leitura
Imagem de: Windows Live Messenger para iPhone - Primeiras Impressões

O mensageiro mais popular finalmente se rendeu ao smartphone mais popular do mundo. Microsoft e Apple não são exatamente conhecidas por sua capacidade de integração, mas o Windows Live Messenger para iPhone tem tudo para se tornar um sucesso.

Mas antes de sair correndo para a App Store, uma má notícia: por enquanto, o aplicativo só está disponível na loja americana. É provável que ele não demore a chegar à loja brasileira, mesmo assim, ainda são poucos os usuários do Brasil que podem testá-lo.

Aparência

O Windows Live Messenger para iPhone tem um visual muito parecido com aquele que você está acostumado: cores, imagens e até sons semelhantes á versão para computador. Seus contatos são exibidos com imagens e o status pode ser visualizado através da cor da borda da foto de exibição.

Redes sociais

MSN para iPhoneO programa é dividido em parte social, amigos, chats e fotos. Em “Social”, o Windows Live Messenger traz integração com as redes sociais, exibindo mensagens de seus contatos publicadas no Facebook, Twitter e Last.fm.

No caso do Facebook, é possível visualizar todas as postagens, até mesmo de contatos que não estejam no Windows Live Messenger. Esta característica segue a forte tendência de integração, característica principal da nova versão do programa para computador.

Contatos e conversas

Na aba “Friends” (Amigos) é possível visualizar a lista de contatos online. Se você está acostumado a criar grupos de exibição, não se preocupe. O Windows Live Messenger para iPhone respeita esta divisão, exibindo a divisão de grupos.

Contatos    Conversa

Para enviar uma mensagem, basta clicar sobre o nome desejado para que a janela de conversa se abra. O teclado virtual é exibido automaticamente, e o diálogo é dividido através de balões, como nas histórias em quadrinhos.

É possível visualizar pequenos avatares, enviar imagens da câmera – fotografadas na hora ou armazenadas no arquivo – e também exibir emoticons. São mais de 100 desenhos diferentes, no mesmo estilo do novo MSN.

A aba “Chats” (Conversas) exibe todas as suas conversas até o momento, com um histórico do que foi enviado através do iPhone. A última aba, “Photos”, permite que você adicione álbuns de imagens que deseja compartilhar com seus contatos.

Computador ou iPhone?

StatusÉ claro que a versão para computador é mais completa. Através dela o usuário pode criar chats com mais de uma pessoa, fazer videoconferências, enviar qualquer tipo de arquivo pela internet, etc.

Agora, com a nova versão do MSN 2010 ainda mais completa não há realmente comparação. No entanto, vale lembrar que o Windows Live Messenger em sua versão para iPhone tem características muito interessantes.

Sua utilização é muito intuitiva, e a semelhança com a versão para computador faz com que o usuário não encontre problemas para enviar mensagens. Além disso, quem utiliza o MSN através do iPhone, na maioria das vezes, não utiliza tantos recursos, sendo necessário apenas o básico: mensagens e envio de imagens.

Mulitarefa? Por enquanto não

A nova versão do sistema operacional do iPhone permite, finalmente, que o usuário utilize mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Para isso, basta clicar duas vezes a tecla principal do aparelho, e ele exibe os aplicativos ativos em uma barra na parte inferior da tela.

No entanto, o Windows Live Messenger para iPhone ainda não é compatível com esta função. Cada vez que você acessa outro aplicativo, precisa reiniciar o mensageiro. Apesar de ser uma característica negativa, vale lembrar que esta é a primeira versão oficial do programa para o iPhone, e que ainda vai melhorar e se aprimorar bastante.

Outros mensageiros

Já existem vários aplicativos para iPhone que utilizam o MSN ou integram vários mensageiros. O iMSN é uma alternativa prática. Além disso, a App Store oferce o Fring e o Meebo, aplicativos que integram o uso do MSN com Yahoo!, Gtalk, entre outros.

Fring      Meebo     iMSN

Estas são alternativas para usar o Windows Live Messenger enquanto a versão oficial do aplicativo não está disponível na App Store brasileira. No entanto, nem todos têm o visual e a integração com as redes sociais presentes no aplicativo da Microsoft.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.