MSN Messenger 2010: primeiras impressões

10 min de leitura
Imagem de: MSN Messenger 2010: primeiras impressões

Poucos programas são unânimes em um país. O MSN Messenger, sem dúvida alguma, é o programa que não pode faltar no computador de qualquer brasileiro. É simples assim: comprou o computador? Agora basta conectá-lo à internet e baixar o MSN. A cena se repete em todas os cantos do país e agora, com a chegada do MSN Messenger 2010 através do Windows Live Wave 4, não será diferente.

O novo mensageiro conta com novidades essenciais para qualquer programa que decida sobreviver ao turbilhão de redes sociais com diferentes temas, propósitos e o mais importante – perfil de usuário. Independente de usar Twitter, Orkut ou Facebook, os usuários precisam de um meio de comunicação rápido e eficiente. Quanto a este aspecto, o MSN Messenger já se provou capaz de atender às necessidades.

Apesar desse cenário, a integração com as redes sociais se faz muito mais do que necessária para qualquer meio digital que pretenda ter vida longa nos dias de hoje. É aquela tal da convergência de mídias que chega para assombrar até quem já tinha um lugar ao sol. Por isso, o novo Messenger traz mudanças muito significativas que o coloca muito perto de todo esse mundo 2.0.

O que é importante desse lançamento são as novas perspectivas para a comunicação instantânea que esse tipo de programa pode proporcionar aos seus usuários. Entretanto, antes de falar do MSN Messenger 2010 propriamente dito, vale a pena pontuar a respeito da Windows Live Wave 4.

Recomendação: o arquivo de download do MSN Messenger 2010 que vazou na internet é só para testes por profissionais escolhidos, pode não funcionar corretamente e requer o uso de um software de terceiros para ser liberado. Portanto, a Equipe Baixaki não recomenda a instalação e não disponilibizará o download até a Microsoft autorizá-lo. Fique atento, momentos como este são perfeitos para crackers roubarem senhas e executarem códigos maliciosos através de programas modificados.

A quarta onda

Todo o conjunto Live Wave traz um pacote de aplicativos multimídia que normalmente agradam muito aos usuários de diferentes níveis de experiência. A quarta versão dessa onda de programas interessantes não poderia ser diferente. Alguns desses programas já são velhos conhecidos dos usuários, como o Live Mail, Live Writer, Picture Gallery e o prático Movie Maker.

Como são velhos conhecidos dos usuários, as mudanças nesses programas vêm mais do aspecto “interface” e algumas novas ferramentas. O caso do Live Mail é bastante claro, já que ele aparenta estar entre o Outlook e a versão anterior do programa. Quando o assunto muda para o Live Writer, você nota uma série de novas funções que não existiam na terceira onda de aplicativos.

A quarta onda!

Uma dessas grandes novidades é a própria integração com serviços online como o YouTube e o Facebook estão presentes nessa versão nova. Assim fica muito mais fácil blogar direto do seu desktop. O Picture Gallery ganha novo fôlego na “guerra fria” com o Picasa, do Google. Talvez não tão utilizado quanto o aplicativo concorrente, o Picture Gallery traz mudanças muito boas como as ferramentas de ajustes na imagem.

Outro aplicativo que recebe a graça da integração com os serviços online mais utilizados internacionalmente é o Movie Maker. O programa ainda não está entre os mais eficientes para fazer edições de vídeo profissionais como o Adobe Premiere ou o Sony Vegas, mas já dá passos mais ousados.

O novo Messenger

Como todos os outros programas do pacote do Live Wave 4, a integração não poderia faltar no Windows Live Messenger 2010. Imagine aquela janela “Hoje” que é aberta toda vez que você conecta o seu Messenger. Agora pense que ela pode ser personalizável com o conteúdo que você gosta e das pessoas sobre as quais você tem interesse. Isso é uma mudança e tanto para quem não quer saber se a celebridade A teve um bebê ou se o cantor B decidiu sair da banda.

Conheça o novo Messenger!

Conheça agora as principais mudanças desse novo mensageiro instantâneo!

Interface

Cada nova versão do Windows Live Messenger traz mudanças muito significativas. As duas últimas versões do programa mudaram muito a maneira com a qual nos acostumamos a ver esse comunicador. Não poderia ser diferente nessa quarta geração de aplicativos da Windows Live. O novo Messenger possui uma interface maior, estendida, de maneira que as suas atualizações as dos seus contatos possam aparecer como a famigerada janela do “Hoje”.

A nova interface está muito diferente!

Você pode configurar o que quer ver nessa interface principal e ainda possui muitas facilidades, atalhos e recursos visuais interativos. Caso você rode o novo Messenger no Windows 7, contará com um incrível adicional nas janelas miniaturizadas, ou seja, thumbnails. Sempre que pousar o mouse sobre o ícone do Messenger, verá as quatro cores de definição de status: “Disponível”, “Ausente”, “Ocupado” e “Invisível”.

Altere seu status!

Atualizações instantâneas

Ao lançar a sua rede de amigos na Live, a Microsoft trouxe a base do que o Live Messenger 2010 executa atualmente. Em vez de usar mensagens de status no seu nome de usuário (apelido ou, se preferir, nickname), você ganha uma espécie de rede social muito parecida com o Twitter. Além disso, você pode acompanhar a sua rede de microblogging na janela do Messenger – sem precisar alternar para janelas de clientes de desktop.

As mesmas comodidades valem para perfis do Facebook, MySpace, Flickr, Blip.fm, Feeds RSS e uma série de outros recursos da sua preferência. Para fazer isso, basta clicar em “Add” para que o menu cascata com a opção “Manage my services” apareça na sua tela. Em seguida é preciso clicar em “Options” para acessar “More options”. Chegando lá, desça a tela até encontrar o título “What’s new”.

Integre o MSN às redes sociais!

Agora, clique em “Permissions” ao final de “Web Activities”. Uma vez lá, você precisa clicar em “Add web activities” e selecionar quais dos serviços disponíveis você quer usar. É um salto e tanto para um mensageiro que precisava de complementos para interagir com redes sociais. Entretanto, é um caminho muito longo e complicado para quem não é muito bom em inglês e ainda precisa explorar demais até encontrar o que precisa.

A ideia é fenomenal, mas o caminho até chegar ao objetivo é bastante tortuoso. Portanto, este quesito recebe a nota 6,5 justamente por não oferecer um caminho simples de adição de novos aplicativos e serviços web para o usuário.

Personalização

Use o mesmo tema do  seu Windows 7!As versões anteriores do Messenger traziam apenas opções de cores e fundos de acordo com os pacotes padrão. Assim, você poderia baixar ou incluir uma foto do seu computador. Quando você utiliza o novo Messenger com o Windows 7, a experiência de personalização muda. Isso porque ele permite que você use o mesmo tema que está no seu desktop na interface do programa.

Assim, a qualidade do visual do seu computador não será destoante – como poderia acontecer com as versões anteriores. Claro, é tudo uma questão de escolha. Se você quiser usar um tema diferente daquele que está no seu desktop, não há problema algum. Mas as vantagens de não precisar configurar tudo de novo e fazer experimentos de cores, imagens e fundos para que as coisas não fiquem parecendo um carnaval são muito grandes.

Por este critério prático, a personalização recebe a nota 10!

Modos de visualização

Reduza a interface!O seu Messenger 2010 permite coisas que os outros jamais sonhariam. Como já foi comentado, ele possui um modo de tela estendido – para que você possa acompanhar de perto todas as atualizações dos seus amigos e familiares. Mas digamos que nem sempre haverá o interesse por esse tipo de informação. Pensando nisso, o novo Messenger permite que você veja a tela menor, como sempre.

Para diminuir o tamanho da sua janela, não é necessário redimensionar nenhum canto sequer. Leve o seu mouse até o canto superior direito da janela do Messenger 2010 e clique no ícone localizado ao lado de “Options”. Feito isso, você pode alternar entre o “Social Mode” (tela maior) e “Contacts Mode” (tela reduzida).

Justamente por oferecer modos de visualização, este aspecto recebe a nota 10!

Conversas diferentes, abas diferentes

Em vez de acumular milhares de janelas diferentes na sua barra do Windows, o novo Messenger agrupa tudo em apenas uma janela. Ora, mas como? Fácil! O Windows Live Messenger 2010 usa um conceito amplamente difundido em uma plataforma do OS X, dos Apple – o Adium. O programa agrupa as suas conversas em uma única janela, porém com abas diferentes.

Funciona quase como o seu navegador, quer ele seja o Firefox, Google Chrome, Opera ou Internet Explorer. Cada uma das suas conversas estará em uma aba. Portanto, tome cuidado para não confundir o amigo e acabar falando o que não deveria. Se com as janelas era fácil confundir, com as abas você pode ser perder bastante no começo.

Navegue entre as abas do novo MSN!

Se os pontos “confusão” e “praticidade” forem contrapostos, pode-se dizer que o novo MSN poderia ganhar a nota 7,0 neste critério. Não adianta trazer uma novidade que pode confundir usuários. Apesar de economizar espaço – tanto no seu desktop quanto na sua memória – esse recurso pode trazer algumas dores de cabeça.

Mensagens em vídeo

Digitar, mandar mensagens de voz ou então iniciar um chat por vídeo são recursos interessantes, mas já passou a época em que isso causava sensação. A nova onda é enviar mensagens em vídeo. Funciona como um breve depoimento no qual você tem trinta segundos para dizer algo ou mostrar alguma coisa ao seu amigo.

Para entender melhor, imagine o conceito das mensagens de voz e adicione a webcam a isso. Contudo, ainda não há uma tecla designada para a ativação desse serviço. Além disso, você pode visualizar as mensagens de vídeo criadas por você mesmo ou algum dos seus contatos na sua “área social” do novo mensageiro.

A ênfase está no vídeo!

O recurso é incrivelmente útil e pode ter as mais variadas serventias – desde mostrar um presente interessante ou ensinar algo útil aos seus amigos. Além disso, é um novo passo na interatividade que o novo Messenger oferece. Portanto, nada mais justo que a nota 10 para este quesito.

Novos emoticons!

Adicione mais emoção  à conversa!Para você que não deixa de enviar um emoticon, o Windows Live Messenger tem uma boa notícia. Em vez de manter aqueles emoticons de sempre, que acompanham o mensageiro há várias edições, a versão 2010 traz novos e repaginados ícones emotivos. Assim, você pode ser muito mais original na hora de se expressar através do teclado.

Os atalhos para o uso desses desenhos sorridentes ainda são os mesmos. Por isso, é importante que você tenha certeza de que os seus amigos têm o novo Messenger. Do contrário, nenhum deles poderá ver os seus novos emoticons. Além disso, a nova biblioteca de imagens tem alguns novos emoticons como o “silêncio”, “Groucho Marx”, e expressões famosas como o “;-/”e “:-/”.

Por ter oferecido tanta novidade, a nota dos emoticons é, sem dúvida nenhuma, o 10!

E então?

O novo MSN Messenger é, sem dúvida, um programa que traz várias novidades que podem tirar o fôlego de muita gente. Entretanto, existem recursos que ainda não entraram em pleno funcionamento como a integração com o Facebook e algumas redes sociais cujo suporte ainda não foi completado. Portanto, se você pretende fazer uso da versão beta do novo Messenger, é melhor aguardar um pouco até que ele não esteja mais na versão beta.

Contudo, existem recursos que realmente impressionam pela inteligência aplicada. Dentre eles, podemos destacar os hiperlinks feitos automaticamente quando se envia uma palavra em inglês, a princípio. Note que algumas palavras ficam sublinhadas por uma fina linha tracejada. Clique sobre ela para acessar a janela de pesquisa.

O novo MSN tem  recursos muito interessantes!

Em resumo, o novo Messenger é um programa que mistura qualidades excelentes e outras um pouco estranhas ou até mesmo confusas como o serviço de televisão compartilhada (Messenger TV) e o sistema de abas em uma única janela. Mas, de maneira geral, vale a pena experimentar esse novo tipo de compartilhamento de informações de redes sociais em um aplicativo só.

Fique de olho para mais novidades sobre os lançamentos do Windows Live Wave 4!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.