[Atualização]

A Motorola comunicou que começou a oferecer, a partir de hoje, dia 13 de janeiro, a atualização do Android Lollipop para um número limitado de usuários do Moto G (1ª e 2ª gerações) no Brasil – versão com software de varejo. Como sempre, as atualizações são realizadas em fases. Em dezembro, a empresa iniciará o processo com o novo Moto X.

A Motorola reforça que o upgrade será oferecido para todos os produtos da família Moto, com software de varejo ou operadoras: Moto E, Moto G (1ª e 2ª gerações), Moto X (1ª e 2ª gerações) e Moto Maxx.

A companhia recomenda que os usuários fiquem atentos às informações divulgadas em seu blog e perfis oficiais nas redes sociais para acompanhar a disponibilidade da atualização aos produtos no Brasil. As informações podem ser conferidas também na página especial da Motorola clicando aqui.

[Notícia original]

O Lollipop pouco a pouco dá o ar de sua graça a donos de smartphones Android. Na medida do possível, as principais marcas entregam a atualização em escala mundial, e o Brasil é um dos países que está no epicentro desses aparelhos, pois nosso mercado é um dos mais fortes na categoria. A novidade é que diversos dispositivos da Motorola – todos de 2013 e 2014, precisamente falando – devem receber o update “muito em breve”.

A informação foi dada por Luciano Carvalho, engenheiro de software da companhia, em sua conta do Google+. Convém lembrar que a Motorola já atualizou alguns de seus aparelhos para o Android 5.0, mas ainda há muito a ser feito. Como Carvalho resumiu uma janela como “muito em breve”, a ideia é que a atualização possivelmente chegue aos dispositivos da marca nos próximos meses.

A própria companhia, aliás, já afirmou ter tido alguns probleminhas com bugs do Lollipop. De acordo com o engenheiro, a Google, após cada lançamento de software, “não o valida para todas as possíveis combinações que existem e não conserta nada que não seja reproduzível em um dispositivo Nexus”, sendo que “esse é o nosso trabalho [da empresa]”.

“Atualizações dessa natureza levam tempo. Não é segredo para ninguém que quando o [Android] 5.0 foi lançado, ainda tinha bugs. E quando atualizamos nossos produtos, nós acabamos encontrando mais bugs que precisam de ajustes. Há uma série de razões para explicar por que isso acontece, mas, basicamente, cada smartphone tem uma combinação única de componentes e uma forma de interação. Quando a Google lança um novo software, ela não o valida para todas as possíveis combinações. (...) Esse é nosso trabalho”, explicou Carvalho.

Aparelhos a receberem a atualização e previsões para o Brasil

Se considerarmos os catálogos de 2013 e 2014, os smartphones da Motorola a receberem o Android 5.0 Lollipop são os seguintes (lembrando que são as versões atualizadas das linhas mencionadas adiante):

  • Moto X
  • Moto G
  • Motorola Droid Turbo
  • Motorola Moto Maxx
  • Motorola Moto E
  • Motorola Droid Ultra
  • Motorola Droid Maxx
  • Motorola Droid Mini

O TecMundo entrou em contato com a assessoria da Motorola no Brasil para obter possíveis estimativas de chegada da atualização aos aparelhos do país. Atualizaremos esta notícia conforme necessário.

Cupons de desconto TecMundo: