Review: smartphone Motorola Moto G5 Plus

15 min de leitura
Imagem de: Review: smartphone Motorola Moto G5 Plus

Prós
  • Design de luxo
  • Acabamento muito bom
  • Display Full HD
  • Hardware impressionante
  • Performance excelente
  • Chip gráfico robusto
  • Ótimos resultados em jogos
  • Bastante espaço para armazenamento
  • Câmeras fazem boas fotos
  • Grava vídeos em 4K
  • NFC é bem-vindo
  • Dois chips SIM e cartão micro SD
  • Autonomia de bateria excepcional para uso moderado
Contras
  • TV Digital bem fraca
  • Fones de ouvido de baixa qualidade
  • Proteção contra água só protege contra respingos
  • Preço elevado

Anunciada durante a MWC 2017, a quinta geração da linha Moto G chegou para mostrar que a Lenovo/Motorola ainda tem muitas cartas na manga para manter o favoritismo da clientela.

Os aparelhos que são sucesso no mundo todo receberam algumas novidades para levar ainda mais desempenho ao consumidor que não quer gastar muito, mas sente a necessidade de um hardware mais poderoso para sua rotina.

Com o lançamento dos smartphones aqui no Brasil, a Motorola nos enviou uma unidade do Moto G5 Plus para conferirmos seu excepcional trabalho nesta atualização da série. O modelo em questão apresenta design refinado, hardware atualizado, a mais recente versão do Android (a Nougat) e alguns recursos que facilitam o uso.

Como de costume, nós realizamos uma série de testes, bem como utilizamos o aparelho por um bom tempo para trazer uma opinião sobre todo o seu potencial. Será que as modificações realizadas pela fabricante ainda convencem o consumidor?

Especificações

Uma proposta de design impressionante

O Moto G recebeu uma série de mudanças em sua proposta ao longo dos anos, passando de um intermediário entre tantos para um produto de maior destaque. Nesta última atualização, a Lenovo resolveu atualizar os novos modelos com um design que reflete a qualidade superior.

Falando especificamente do Moto G5 Plus, podemos perceber que a fabricante adotou alguns conceitos que aproximam a proposta visual daquilo que vemos em alguns top de linha. Disponível nas cores Platinum (preto com alguns tons de cinza) e Ouro (um dourado bem chamativo), ele entrega mais luxo que os modelos da quarta geração.

Seguindo a tendência do Moto Z, o Moto G5 Plus ficou ainda mais fino do que o G4 Plus e só parece um tanto desconfortável por conta da área da câmera que fica ressaltada (já que o sensor e outros componentes necessitam de mais espaço). Todavia, as demais medidas reduziram consideravelmente.

Também por conta da tela de tamanho menor (que diminui de 5,5 polegadas para 5,2 polegadas), o Moto G5 Plus se mostra mais confortável na mão e não tão distante em sua proposta do modelo Moto G5. Pelo que podemos perceber, num primeiro instante, o “plus” do produto está em outros componentes, que vamos comentar posteriormente.

O peso continua o mesmo do G4 Plus. Sinceramente, nós esperávamos que, por conta do tamanho reduzido, houvesse uma redução no peso. No entanto, a troca nos materiais e até mesmo outras adições internas de hardware são aspectos que parecem ter contribuído para o peso total de 155 gramas.

Uma decisão bastante inteligente foi a troca dos materiais usados na construção do aparelho. Ainda que algumas partes ainda sejam de plástico, a adoção do alumínio para determinados pontos mostra a qualidade superior do celular. Nós testamos a versão dourada e gostamos da combinação do dourado fosco na tampa e das bordas em material brilhante.

O design do Moto G5 Plus impressiona pela distribuição dos componentes e pelo acabamento de primeira. Um verdadeiro luxo!

Essencialmente, a parte frontal é ocupada pela tela e pelo sensor de digitais, que agora é mais largo. Na parte de cima da tela, temos a câmera frontal, o alto-falante (que serve tanto para chamadas quanto para músicas) e o sensor de proximidade.

No topo, a bandeja para os cartões SIM e micro SD fica escondida e só é acessível com o uso do acessório enviado junto do produto. Conexões para cabo USB e fones de ouvido (que também é aproveitado para antena) ficam posicionadas na parte inferior do smartphone.

A traseira do Moto G5 Plus chama bastante a atenção, já que abandona o visual tradicional do G4 Plus, que demonstrava uma qualidade bem modesta, e adota um acabamento bem mais primoroso. A escolha dos materiais ajuda muito aqui, já que contribui para o visual mais próximo de aparelhos robustos.

Só a câmera que fica um pouco deslocada, mas não tivemos quaisquer problemas com a elevação dessa região. O smartphone fica bem firme sobre qualquer mesa e mesmo os descuidados não vão conseguir riscar com tanta facilidade a proteção da lente, uma vez que ela não fica totalmente em contato com as superfícies.

O Moto G5 Plus vem com proteção contra respingos d’água, o que permite tomar uma chuva sem causar danos ao aparelho. Nós esperávamos uma proteção um pouco melhor, mas é claro que a ausência de um certificado não desmerece a atitude da Lenovo em ao menos garantir algum nível de proteção. Só tenha em mente que não dá para mergulhar com esse celular.

Tela de qualidade excelente

Apesar do tamanho reduzido, a fabricante manteve a qualidade geral do display. A resolução continua no Full HD, tal qual no G4 Plus, o que garante ótima definição para reprodução de vídeos e também execução dos aplicativos em geral. Essa qualidade elevada, contudo, pode ser um tanto problemática para jogos, já que exige mais do hardware (comentamos isso depois).

É importante constatar, no entanto, que a diminuição no tamanho do display é bem-vinda do ponto de vista de densidade, uma vez que os pixels ficam menores e evitam distorções de conteúdo. As imagens ficam nítidas na telinha e a experiência com o sistema é satisfatória, uma vez que o espaço disponível ainda permite boa interação com o conteúdo.

O nível de brilho da tela é adequado para as principais atividades, sendo perfeitamente possível usar o aparelho em dias ensolorados. O contraste está dentro do esperado para uma tela com tecnologia IPS, com uma reprodução de cores excepcional. Lógico que, por não se tratar de um display do tipo AMOLED, os tons de preto ficam meio acinzentados, mas a experiência geral é satisfatória.

O Android em toda sua glória

Conforme já comentamos em várias análises de produtos da Motorola, a marca se destaca por oferecer o Android em um estado que se aproxima muito do original. Apesar de não ser o mesmo sistema da linha própria da Google, o software do Moto G5 Plus entrega uma interface muito similar, com alguns ajustes pontuais, que acabam sendo benéficos para o consumidor.

Equipado com o Android Nougat (a mais recente versão do sistema), o Moto G5 Plus chega com uma interface simples de usar, mas ainda muito moderna e inteligente. Com vários truques através do Moto Ações e do Moto Tela, o sistema aqui se torna ainda mais prático.

O widget de hora e notificações na tela desligada é ativado quando o aparelho é levantado da superfície e facilita muito o uso geral. Uma novidade legal é a opção de dividir a tela com dois apps. É bem prático na hora de copiar informações, mas é claro que a tela de 5,2 polegadas não é a melhor para usar sempre essa função.

Hardware poderoso para um intermediário

O Moto G5 Plus chega como um intermediário ao consumidor, mas, em sua essência, ele tem um hardware que quase nos permite considerá-lo como um top de linha. Tudo bem, ele não tem qualquer chance de competir com os modelos mais robustos da linha Moto X e Moto Z, mas algumas mudanças pontuais aqui nos deixaram bastante impressionados.

O chipset utilizado neste celular é o Qualcomm Snapdragon 625, modelo bem recente que apresenta excelentes números tanto em performance quanto em consumo de energia (o que significa melhor desempenho de bateria). Curiosamente, este componente é o mesmo que temos no Moto Z Play, então é normal ficar surpreso com essa decisão da fabricante.

A unidade central de processamento do Moto G5 Plus conta com oito núcleos, que são configurados para operar com com clock de 2 GHz (bem acima de muitos concorrentes e do Moto G5). Na prática, isso significa que ele tem desempenho de sobra para rodar o sistema, vários apps ao mesmo tempo e jogos com rapidez.

Para a surpresa de alguns consumidores, a Lenovo diminuiu a memória RAM do G5 Plus na versão brasileira. A decisão é simples: ele seria um concorrente muito atrante e poderia até prejudicar as vendas do Moto Z Play, que já é mais avançado e tem mais memória RAM.

Todavia, para quem está pensando que 2 GB de memória RAM são pouco, nós temos uma ótima notícia: isso é mais do que suficiente. A performance do sistema é excelente e não importa se você deixa muitos apps em segundo plano, pois o Android Nougat faz um bom trabalho para gerenciar os recursos disponíveis. Não vimos quaisquer problemas de travamento em nossos testes.

Outro diferencial interessante do Moto G5 Plus com relação aos concorrentes é a memória de armazenamento. Equipado com 32 GB de memória, este modelo tem espaço de sobra para guardar uma enormidade de arquivos. A gente colocou mais de mil músicas, muitas fotos, vários apps e ainda só conseguimos utilizar 13 GB do armazenamento (que fica limitado a 24,59 GB por conta do sistema).

Apesar de ter apenas 2 GB de RAM, o Moto G5 Plus se mostra rápido para todas as tarefas, graças à CPU bem robusta!

Todavia, no fundo, o Moto G5 Plus dificilmente vai precisar de um cartão de memória, já que a de fábrica já permite salvar muita coisa (talvez uma limpeza eventualmente seja bem-vinda). Uma coisa muito positiva é que, ao contrário de alguns celulares, mesmo que você use um micro SD, ainda é possível instalar dois cartões SIM.

Bom, em questão de performance para jogos, o chip gráfico do Moto G5 Plus roda tudo com tranquilidade. O componente é o Adreno 506, que vem preparado com clock de 650 MHz. É possível rodar games como Asphalt Xtreme, Modern Combat 5Star Trek Timelines e outros com gráficos de alta qualidade sem qualquer dificuldade.

Resultados de benchmarks

Leitor de digitais versátil

Entre as tantas novidades do Moto G5 Plus, uma que faz muita diferença no dia a dia é o leitor de digitais. Sim, este recurso já existia no Moto G4 Plus e também é uma funcionalidade de alguns modelos concorrentes. No entanto, o grande "plus" aqui é a versatilidade do componente.

É um leitor de digitais mais poderoso, que, além de funcionar com extrema rapidez, aceita comandos com gestos e possibilita uma navegação mais inteligente na interface. Não tem segredo: basta encostar e destravar o celular com muita velocidade.

As demais funcionalidades chegam para substituir os botões clássicos do Android. Agora, em vez de ter a setinha para a esquerda, o botão Home e o item para alternar entre apps, você faz tudo isso pelo leitor de digitais. Um clique rápido dá acesso à interface inicial do Android, com uma rápida deslizada para a esquerda é possível voltar e, com uma deslizada para a direita, dá para mudar de app.

Câmeras de boa qualidade

A câmera principal do Moto G5 Plus tem sensor de 12 MP, o que garante fotos com boa definição. No entanto, muitos consumidores podem achar a qualidade um tanto limitadora, ainda mais que concorrentes (e até o próprio Moto G5) apresentam sensores de maior resolução.

Todavia, é importante pensar que o quesito megapixels não define toda a qualidade da câmera. Primeiramente, é preciso salientar que o Moto G5 Plus traz o sistema de foco automático Dual Pixel, que capta com rapidez e precisão. É um clique para focar e outro para fotografar.

Como você pode ver na galeria, as imagens ficam ótimas, inclusive em cenários noturnos, graças à abertura da lente de 1.7, que permite fotos mais claras, o que é ótimo para um smartphone. As regulagens são fáceis e existe até a opção HDR (para fotos com contraste ainda mais equilibrado) e opção para gravar vídeos em 4K.

Para quem adora selfies, a câmera de 5 MP do Moto G5 Plus até que quebra um galho. A lente frontal usa abertura de 2.2, o que é suficiente para ambientes internos e até algumas fotos em locais mais escuro, mas não espere maravilhas em capturas noturnas. Vale notar que ela traz um "embelezador", mas ele vem desabilitado por padrão.

TV Digital não é aquela beleza

Um diferencial do Moto G5 Plus é a TV digital. Ela até funciona bem em alguns casos, mas é fundamental ressaltar que a estabilidade e a qualidade geral das transmissões dependem muito da sua região. Infelizmente, a antena externa não é muito boa para captar sinal, então não espere a mesma experiência da sua televisão.

Aliás, a antena é um acessório que, ao contrário do que vemos em outros celulares, é conectado externamente no mesmo lugar dos fones de ouvido. Além de estragar o visual, ela tem uma qualidade bem fraca, então não adianta tentar sintonizar canais de alta definição.

Em nossos testes, o app de TV quase sempre apresentou problemas de sintonia e informava sobre a necessidade de reduzir a qualidade (e olha que temos escritório em região privilegiada e fizemos testes em locais com bom sinal de televisão). O negócio é se contentar com canais digitais comuns.

Áudio bom, fones nem tanto

Áudio é um aspecto que dificilmente consegue impressionar o consumidor. No caso do Moto G5 Plus, a história não é muito diferente, pois o sistema de áudio é razoável. O alto-falante fica na parte de cima e prioriza os agudos e médios. O volume é bom pra ambientes menores e com pouco barulho, mas não é suficiente para shoppings, ônibus ou para ver um vídeo em galera.

É claro que, muitas vezes, a qualidade sonora está atrelada à fonte, então um áudio no WhatsApp pode ficar bem ruim no alto-falante. Contudo, mesmo com apps de música e arquivos de alta qualidade, o alto-falante não consegue exagerar no volume. A parte boa é que ele não distorce muito os sons, mas o prejuízo fica por conta da potência reduzida que só serve para alguns casos.

Vale notar que a fabricante envia fones de ouvido junto com o celular, mas eles são simples e não muito confortáveis. A verdade é que eles quebram um galho, mas não é a melhor solução para quem vive no mundo da música.

Bateria

Para quem não larga o celular por nada, a bateria de 3.000 mAh garante uso moderado por mais de 24 horas. Dá para navegar na web, fazer muitas fotos, curtir vídeos, usar o GPS, fazer algumas chamadas e ainda ficar com quase 30% de bateria no outro dia.

Para quem joga e roda muitos apps, a bateria chega no fim do dia tranquilamente com uns 10% ou 20% de sobra. E também tem o carregador TurboPower, que acelera a carga. Dá para conseguir horas de bateria com apenas alguns minutos conectado na tomada.

Vale a pena?

No fim das contas, o Moto G5 Plus é um aparelho que surpreende em vários aspectos. Ficamos bastante satisfeitos com a atualização de design que aproxima o produto de modelos top de linha, o hardware moderno (e não temos qualquer reclamação dos 2 GB de memória RAM) e o leitor de digitais inovador.

A experiência com o produto foi muito satisfatória, graças ao conjunto que entrega excelente performance. É claro que alguns consumidores vão sentir pela diminuição da tela, mas isso é só um detalhe, já que todo o resto garante uma composição bastante satisfatória.

Admiramos a Lenovo pela proposta ousada. Entretanto, a tela um pouquinho maior, o chipset mais avançado, o NFC e a TV digital talvez não pareçam suficientes para justificar 500 reais a mais no preço sobre o valor sugerido para o Moto G5.

Este é o grande problema do Moto G5 Plus. O preço oficial é R$ 1.499, que parece um pouco salgado. Ok, o Moto G5 Plus tem ótimo desempenho, bom hardware e até se aproxima do Moto Z Play em alguns aspectos, porém achamos que é melhor optar pelo G4 Plus ou pelo Moto G5, que ainda são modelos mais interessantes pela questão custo-benefício.

Além disso, é preciso ressaltar a questão da câmera. Tudo bem que câmera não é só megapixels e os resultados do Moto G5 Plus podem ser melhores com a abertura de 1.7, mas muita gente pode presumir que a resolução maior do Moto G5 é melhor. Tudo isso nos impede de recomendar o produto de imediato.

Se você quer muito o Moto G5 Plus, nossa recomendação é esperar uma boa promoção ou uma queda no valor para uns R$ 1,2 mil, que é um valor mais adequado para a proposta. De qualquer forma, nós gostamos muito dele, que se destaca como um intermediário já com gostinho de top de linha.

Respostas para suas perguntas

1) O Moto G5 Plus é à prova d'água?

Não. Conforme comentamos no review, ele só tem uma proteção contra respingos.

2) A bateria dura muito? Ele esquenta muito se ficar várias horas jogando?

A autonomia da bateria é excelente, dá para usar tranquilamente para várias tarefas (inclusive com GPS, 4G, WiFi, fotos, jogos) e ter bateria no fim do dia. A temperatura é tranquila, dificilmente chega aos 40 graus Celsius e você não vai senti-lo muito quente na sua mão, mesmo se jogar por bastante tempo.

3) A conexão de fones de ouvido precisa de adaptador?

Não. O Moto G5 Plus usa conexão do tipo 3,5 mm. O "adaptador" que vem com o aparelho é a antena para TV Digital, que deve ser colocada no mesmo conector, então ele tem uma conexão extra para fones, que permite ao usuário ver TV e usar fones ao mesmo tempo.

4) A câmera do Moto G5 Plus é melhor do que a do Zenfone 3?

O sensor do Zenfone 3 tem maior resolução, o que significa fotos com mais detalhes. No entanto, a abertura da lente do Moto G5 Plus (f/1.7 no Motorola e f/2.0 no ASUS) garante imagens mais claras, o que é ótimo para fotos noturnas. O sistema de foco dos dois é excelente e ambos usam dual-LED.

5) A limitação da memória RAM para 2 GB não atrapalha? Ele não vai ficar lento com o tempo?

Não precisa se preocupar, pois a quantidade de memória RAM não vai atrapalhar em nada no dia a dia. O novo Android gerencia vários apps sem problemas, e não é preciso encerrar atividades com muita frequência. Ele rodou os games tranquilamente. Mesmo com a chegada de aplicativos mais pesados, o Moto G5 Plus deve durar um bom tempo.

6) O Moto G5 Plus é melhor do que o Moto G4 Plus?

Sim. O hardware superior e o leitor de digitais com funções garantem superioridade em quase todas as situações. O sensor de menor resolução talvez seja o ponto fraco aqui, mas certamente o novo modelo ganha nos demais quesitos.

7) Vale a pena dar R$ 500 a mais pelo G5 Plus?

Não. Conforme comentamos na conclusão do review, os poucos recursos adicionais não compensam esse adicional. Melhor esperar uma promoção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.