Moda também é feita de consciência ecológica e tecnologia

1 min de leitura
Imagem de: Moda também é feita de consciência ecológica e tecnologia

Vários compostos utilizados na indústria de eletrônicos podem ser extremamente prejudiciais para o planeta. Além do acúmulo de metais pesados nos tecidos dos animais – como o chumbo ou o mercúrio, contaminantes da água, que entram na carne de peixes –, materiais como os plásticos são virtualmente indestrutíveis no ambiente, e geram problemas sérios de administração do lixo.

Porém vários compostos- principalmente plásticos – podem ser reciclados ou reutilizados em combinação com outros materiais, e uma das indústrias que prova a capacidade de reutilização com mais frequência é a da moda.

Tecidos feitos de garrafas PET, por exemplo, não podem nem ser considerados novidade, mas ainda existem outras alternativas que podem ser exploradas.

Você lembra das fitas cassette?

Os designers Alyce Santoro e Julio Cesar lembraram, e resolveram aproveitar o material em conjunto com poliéster para a criação de chapéus pra lá de estilosos.

Chapeu fedora de Sonic Fabric

Fonte: Coletivo Verde

A mescla utilizada – chamada Sonic Fabric pelos designers – tem textura semelhante à de lonas mais finas, e apresenta um brilho de difícil definição. O mais curioso, entretanto, é que utilizando uma cabeça de leitura de fitas cassette é possível ouvir o que foi gravado nas fitas utilizadas na composição do tecido.

O tecido foi inspirado em bandeiras de prece budistas, que assoviam ao vento, e as gravações são feitas pelos próprios designers. Os sons utilizados nos tecidos procuram emitir vibrações positivas ao redor de quem veste uma peça de Sonic Fabric.

Televisão a seus pés

Outro exemplo de reutilização e reciclagem de lixo tecnológico é dado pela marca de sapatos vegan Olsenhaus de Nova York, EUA.

A coleção outono/inverno 2010 produzida pela Olsenhaus utiliza, no lugar de borrachas e couro, uma composição de microfibra de poliéster obtida através da reciclagem da tela de televisões quebradas.

Sapatos da Olsenhaus

Sapatos da Olsenhaus

Fonte: Coletivo Verde

O Coletivo Verde afirma que a sensação de conforto e a aparência dos sapatos não deixa nada a desejar em relação aos produtos produzidos com materiais mais tradicionais.

Além da reciclagem de telas de TV, a designer e proprietáriada Olsenhaus – Elizabeth Olsen – também atua na pesquisa de novos materiais ecologicamente corretos para a substituição de matérias-primas poluentes ou de origem animal.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.