Tesla vai lançar sua própria plataforma de robotaxis em agosto, revela Elon Musk

1 min de leitura
Imagem de: Tesla vai lançar sua própria plataforma de robotaxis em agosto, revela Elon Musk
Imagem: GettyImages

A Tesla vai apresentar seu próprio serviço de robotaxi no dia 8 de agosto deste ano, anunciou Elon Musk na sexta-feira (5) em publicação no X, antigo Twitter. Este seria o primeiro veículo da empresa a dispensar totalmente a necessidade de um motorista.

A revelação de Elon Musk acontece no mesmo dia em que a Reuters noticiou que a Tesla havia desistido de lançar uma opção de carro elétrico mais barata. Segundo a reportagem, o dono da empresa optou por cancelar o novo veículo e focar totalmente no desenvolvimento de um veículo totalmente autônomo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O público aguarda o lançamento dos robotaxis da Tesla há um bom tempo. A própria empresa já demonstrou uma unidade totalmente autônoma em evento em 2023.

Um dos planos da Tesla é permitir que os veículos autônomos também sirvam como fonte de renda extra para os consumidores. Donos de carros da empresa poderiam liberar os próprios carros para levar passageiros de um ponto a outro a partir do aplicativo, gerando receita mesmo sem o condutor.

Serviço de robotaxi gera controvérsias

Ainda que a promessa de Elon Musk represente um passo importante para a Tesla, há quem não veja o serviço de caronas autônomas com bons olhos. Os críticos desse tipo de serviço alegam que a modalidade coloca pessoas em risco, aumentando o risco de acidentes.

O histórico da Tesla também não favorece a empresa nesse quesito. Nos Estados Unidos, a empresa é investigada por problemas de segurança e propaganda enganosa acerca do Autopilot.

Além disso, não são incomuns os relatos de acidentes ou erros ocasionados por falhas no piloto automático de carros da fabricante de Elon Musk. Dispensar a necessidade de um condutor poderia aumentar a frequência com que esses erros acontecem.

Detalhes devem aparecer em breve

Se a data de anúncio anunciada por Elon Musk for cumprida, não faltam muitos meses para que a plataforma de robotaxis da Tesla seja revelada. Até lá, é possível que mais detalhes acerca do projeto sejam reveladas para o público, mostrando como o serviço vai ser quando for inaugurado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.