Venda de carros elétricos superou marca dos 5% em 31 países no fim de 2023

1 min de leitura
Imagem de: Venda de carros elétricos superou marca dos 5% em 31 países no fim de 2023
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A situação da indústria de carros elétricos está prestes em mudar para melhor em mais 31 países, de acordo com um relatório da Bloomberg Green. Segundo a análise, várias regiões ao redor do mundo estão no caminho para a sonhada popularização desse tipo de veículo.

O estudo aponta que os locais em questão chegaram pela primeira vez no último trimestre de 2023 acima do chamado "ponto de virada" dessa indústria. Esse é o período em que a venda de carros elétricos chega a 5% do total de automóveis de todos os tipos comercializados em um determinado período.

A Bloomberg Green acredita que passar dos 5% é o maior desafio. Superada essa barreira, a adoção de carros elétricos começa a aumentar, com maior investimento na região por parte de montadoras, subsídios do governo para a fabricação de automóveis, o aumento da infraestrutura de postos de recarga e o próprio interesse dos consumidores.

O impulso que falta aos carros elétricos

Para efeitos de comparação, em 2022 apenas 19 países monitorados pela Bloomberg Green estavam acima dos 5% — incluindo China, Noruega, Alemanha e Estados Unidos.

Agora, a lista inclui nações como a Tailândia, que saltou direto para 13% nos primeiros meses de 2024, confirmando a tendência de aceleração. Outros países que passaram a barreira até o fim do ano passado incluem Itália, Bulgária, Grécia e Turquia.

Mais carros vendidos impulsiona a instalação de mais pontos de recarga. (Imagem: Getty Images)Mais carros vendidos impulsiona a instalação de mais pontos de recarga. (Imagem: Getty Images)Fonte:  GettyImages 

O relatório não prevê obstáculos fora do planejamento, como questões políticas, falência de empresas ou problemas na cadeia de fornecimento de componentes.

Ainda assim, a porcentagem é considerada confiável pela trajetória das nações já observadas: nenhum país que passou dos 5% levou mais de três anos para que as vendas de elétricos saltassem para os 15%.

De acordo com a Bloomberg, a estimativa é de que a venda de carros totalmente elétricos ou híbridos no formato plug-in cresça 22% globalmente em 2024.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), carros elétricos representaram só 0,9% dos automóveis vendidos no Brasil ano passado — um aumento em relação a 2022, mas distante de fazer parte desse grupo e passar o ponto de virada.

Cupom Pneu Store

Não descuide da segurança do seu veículo! Use o Cupom Pneu Store e adquira pneus de marcas renomadas com descontos especiais. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.