A revolução da mobilidade através de conectividade e tecnologia IoT

3 min de leitura
Imagem de: A revolução da mobilidade através de conectividade e tecnologia IoT
Imagem: GettyImages

A tecnologia digital causa impacto em todos os aspectos de nossa vida. Inclusive, a mobilidade pelas cidades não poderia ficar de fora. A Internet das Coisas (IoT) já está transformando as maneiras pelas quais nos locomovemos e circulamos, causando impacto na vida de todos nós.

Mas o que é a IoT e como a conectividade modifica os parâmetros da mobilidade urbana? A seguir, você entende como isso está ocorrendo e quais serão as consequências para o futuro.

O que é a Internet das Coisas?

 A IoT já está presente na nossa vida cotidiana. (Fonte: GettyImages) A IoT já está presente na nossa vida cotidiana. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Um celular que se conecta a outros dispositivos, uma geladeira que atende a comandos de voz ou uma assistente digital que controla as luzes da sua casa. Se você faz uso de qualquer uma dessas tecnologias, você já está desfrutando das potencialidades da Internet das Coisas.

Entende-se por IoT a rede de objetos físicos, compostos por sensores, softwares e tantas outras tecnologias, que conseguem estabelecer conexões entre si e com a internet, transmitindo dados por meio da nuvem. A previsão é que, até 2025, os dispositivos IoT conectados atinja o total de 22 bilhões de unidades.

Para além dos artefatos domésticos, a IoT também impacta – e isso ocorrerá cada vez mais – em aspectos coletivos da nossa vida. Segundo o professor da Harvard Business School, Michael Porter, a Internet das Coisas é “a mudança mais substancial na produção de bens desde a Segunda Revolução Industrial”.

Por isso, uma das previsões é que a mobilidade urbana também tenha cada vez mais participação desta e outras tecnologias. Isso pode, evidentemente, significar uma melhoria de qualidade de vida para muitas pessoas.

Novos modelos de mobilidade urbana com a IoT

As startups estão investindo em soluções para o transporte nas cidades. (Fonte: GettyImages)As startups estão investindo em soluções para o transporte nas cidades. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

De acordo com um estudo da Liga Ventures em parceria com o Sem Parar, existem atualmente 157 startups no segmento de mobilidade urbana com IoT no país. Elas podem ser divididas em 10 categorias:

  • mobilidade elétrica (24,84%);
  • inteligência de dados (12,74%);
  • serviços de apoio (10,83%); coletivos (9,55%);
  • e-sharing (8,92%);
  • mobilidade corporativa (8,28%);
  • e-hailing (7,01%);
  • parking (7,01%);
  • transportes alternativos (5,73%);
  • acessibilidade (5,10%).

Todas elas buscam alcançar inovações que ajudem a melhorar a qualidade da mobilidade e solucionar problemas que envolvem o deslocamento pelas cidades. A Internet das Coisas promete proporcionar novas tecnologias, como sistemas integrados de dados, aplicativos que informam sobre tráfego e condições meteorológicas, rotas alternativas e informações sobre transporte público.

A ideia é que toda essa conectividade aprimore questões de mobilidade urbana. Ela pode, por exemplo, colaborar para o gerenciamento dos congestionamentos e para coordenar fluxo de veículos de maneira mais eficiente, melhorando a qualidade de vida da população.

Sustentabilidade no transporte público

A conectividade da IoT promete trazer soluções para a mobilidade no futuro. (Fonte: GettyImages)A conectividade da IoT promete trazer soluções para a mobilidade no futuro. (Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

As startups de mobilidade também focam em outro ponto essencial: a sustentabilidade no transporte de pessoas.

Nos próximos anos, a tendência é a diminuição de carros com combustíveis fósseis – o que significa um investimento em outros modais mais econômicos e ecológicos. Entre eles, estão as bicicletas e os veículos elétricos, que emitem menos gases poluentes.

Mas toda essa tecnologia também traz novos desafios, como o de criar sistemas seguros, uma vez que os dispositivos conectados ficam também mais suscetíveis a ataques.

Por sorte, várias empresas estão trabalhando nessa área e investindo nas novas demandas da IoT. Entre elas, por exemplo, está sendo pensar em celulares com chips compatíveis com o uso mais controlado do Wi-Fi.

Portanto, o futuro aponta para o surgimento de novas tecnologias que melhorarão muito os nossos deslocamentos pela cidade. As startups do setor estão investindo em novidades que tornarão o trânsito, o transporte e toda a circulação urbana mais inteligente e agradável para todos nós.

O que achou do conteúdo? Se você se interessa por assuntos ligados à mobilidade urbana, veículos elétricos e smart city, fique de olho aqui no TecMundo e mantenha-se atualizado em tempo real. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.