IA otimiza mapeamento de buracos nas vias e acelera obras públicas em Curitiba

1 min de leitura
Imagem de: IA otimiza mapeamento de buracos nas vias e acelera obras públicas em Curitiba

Em grande parte das cidades brasileiras, o ano de eleições municipais costuma significar que vamos ver muitas obras nas ruas. Asfaltamentos e recapamentos não são raros nesse período. Mas por mais que possamos pensar que isso fica concentrado a cada quatro anos, a verdade é que esse trabalho nunca para.

E como esse trabalho vem mudando ao longo dos últimos anos? Assim como acontece em muitos outros cenários, a resposta para isso também está no desenvolvimento das tecnologias de inteligência artificial.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Smart City ExpoFoto: Renan Hamann (TecMundo)

Durante a Smart City Expo 2024conhecemos um pouco mais do trabalho da ICI (Instituto Cidades Inteligentes), uma organização sem fins lucrativos que vem se conectando a prefeituras para trazer soluções mais avançadas de IA para políticas públicas. Em Curitiba, o uso fica na identificação de problemas de pavimentação urbana - os "buracos na rua".

Da base dos dados à base de dados

Com o uso de um sistema chamado Geo Vias, a ICI já mapeou mais de 90% das ruas da cidade de Curitiba para criar uma base de dados completa sobre a situação das ruas e as necessidades de manutenção. 

A coleta dos dados é feita diretamente nas ruas. Além de instalar câmeras em carros para fazer mapeamento de placas e pinturas, a ICI também usa sensores instalados nas suspensões dos veículos de coleta para entender a "qualidade do pavimento". Com o uso de geolocalização, é possível saber onde estão os problemas urbanos nesse segmento.

Foto: Renan Hamann (TecMundo)

Logicamente esse sistema não aciona chamados de manutenção a cada detecção. O ICI também usa dashboards para cruzar dados de todas as ruas da cidade para criar mapas mais inteligentes de chamados com base em impacto - priorizando pedidos onde há mais ruas com alto fluxo e com mais problemas, por exemplo.

Todo esse sistema garante menos passividade por parte das prefeituras, que não precisam esperar chamados dos próprios cidadãos - algo que, em geral, ocorre apenas em situações mais críticas. O ICI afirma ainda que esses sistemas são personalizáveis e, apesar de restritos à manutenção de pavimentos em Curitiba, também podem ser usados para iluminação pública, coleta de lixo e outros.

O TecMundo está em Curitiba para a cobertura da Smart City Expo 2024 a convite dos organizadores do evento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.