Carro voador da Embraer tem 3 mil encomendas e já passa por regulamentação

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Imagem: Eve Air Mobility

O EVE-100, mais conhecido como o "carro voador" da Embraer, já está em fase de regulamentação no Brasil. De acordo com o G1, o veículo passa atualmente por avaliações na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que podem em breve autorizar os seus voos no país.

A empresa nacional de aviação Embraer já tem quase 3 mil encomendas para o modelo – bem mais do que os números registrados em 2021. A ideia é que, caso sejam devidamente autorizadas, as primeiras unidades comecem a operar em 2026.

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A Anac abriu uma consulta setorial pública para que interessados possam contribuir com propostas dos Critérios de Aeronavegabilidade para o modelo. A ideia é reunir sugestões sobre estruturas, peso, durabilidade, itens obrigatórios e outras especificações do veículo. A participação está aberta até sexta-feira (15) por meio deste link.

"Carro voador" é desejo antigo da Embraer

Chamado de EVE-100, o veículo será fabricado na cidade paulista de Taubaté por uma empresa de mobilidade urbana da própria Embraer chamada de Eve Air Mobility.

O primeiro conceito de carro voador da companhia foi apresentado ainda em 2018, mas levou anos até virar um projeto mais concreto.

O EVE-100 deve ser usado como O EVE-100 deve ser usado como "táxi aéreo".Fonte:  Eve Air Mobility 

O modelo não é exatamente um carro, mas sim um eVTOL. Essa é a sigla para electrical Vertical Take-off and Landing, ou veículos elétricos de decolagem e aterrissagem na vertical, em tradução livre.

A ideia é que ele seja um veículo de transporte em curtas distâncias, como um táxi aéreo de uso urbano. Um eVTOL é considerado mais silencioso, econômico e ecológico do que um helicóptero, por exemplo.

A Anac ainda não tem nenhum tipo de regulamentação específica para eVTOLs, mas as consultas podem ajudar nas primeiras diretrizes.

Cada unidade do EVE-100 poderá realizar viagens de até 100 quilômetros em um tempo menor do que se feito em estradas, por exemplo. As regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul devem ser as primeiras no Brasil a receberem os serviços do veículo.

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