Uber Adolescentes: função será finalmente liberada em todo o Brasil

2 min de leitura
Imagem de: Uber Adolescentes: função será finalmente liberada em todo o Brasil
Imagem: GettyImages

A Uber vai expandir a função Adolescentes em todo o Brasil nesta terça-feira (27). A ferramenta permite que pais ou responsáveis convidem adolescentes de 12 a 17 anos para criar uma conta no aplicativo e solicitem suas próprias viagens, mas sob supervisão do adulto vinculado.

Inaugurada no Brasil em outubro de 2023, o Uber Adolescentes estava disponível em quantidade limitada de municípios. A função proporciona maior liberdade, conveniência e segurança para famílias que precisam do aplicativo para se locomover de um ponto para outro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A função Uber Adolescentes permite que menores de idade (entre 12 e 17 anos) solicitem corridas do próprio celular.A função Uber Adolescentes permite que menores de idade (entre 12 e 17 anos) solicitem corridas do próprio celular.Fonte:  GettyImages 

Assim como nas primeiras cidades, o recurso está disponível na seção “Perfil Familiar” do responsável, dentro do app Uber. Com a conta criada, toda viagem solicitada pelo adolescente será informada ao responsável por uma notificação, permitindo que ele acompanhe a localização em tempo real do embarque ao desembarque.

Todos os recursos de segurança da Uber estarão disponíveis para o usuário menor de idade, tais como U-Código e gravação de áudio. Além disso, o responsável vinculado ao adolescente também pode ligar para o motorista a qualquer momento, se for preciso.

Segundo a Uber, a ferramenta surgiu da demanda de uma alternativa para deslocamento de jovens pelas cidades sob supervisão. A empresa aponta que metade dos responsáveis por adolescentes já precisou escolher entre levar os filhos a um lugar ou ir a um compromisso profissional. A pesquisa também mostrou que 40% dos jovens já deixaram de ir a algum evento por falta de opções de mobilidade.

"Com o Uber Adolescentes, os responsáveis terão visibilidade do uso do aplicativo pelos jovens todo o tempo. Da mesma forma que queremos ver os jovens poderem contar com mais essa alternativa para se deslocar, queremos que os responsáveis possam ter tranquilidade de saber que a conta está sob controle deles. Esteja o filho adolescente indo para a escola ou voltando para casa após o treino esportivo, o responsável receberá notificações em tempo real e poderá acompanhar a viagem no seu próprio celular”, explicou a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna.

Como configurar o Uber Adolescentes?

O adulto que deseja criar uma conta para o filho precisa entrar no próprio app, criar um perfil familiar e enviar o link de convidado para o adolescente. A partir deste endereço, o menor de idade precisa se cadastrar e concluir o processo obrigatório de conteúdo educativo de segurança.

Caso a novidade não esteja disponível no seu celular nesta terça-feira (27), vale conferir se há atualizações pendentes para o app na Play Store e na App Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.