Carro autônomo da Waymo é vandalizado e incendiado nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Carro autônomo da Waymo é vandalizado e incendiado nos EUA
Imagem: Frisco Live 415

Um carro autônomo da empresa Waymo foi incendiado em San Francisco, cidade do estado norte-americano da Califórnia no último sábado (10). O modelo estava dirigindo sem passageiros quando o ataque foi registrado e ficou totalmente destruído.

O veículo estava na região de Chinatown quando "uma multidão cercou e vandalizou o veículo". Além de pichar a lataria, os acusados quebraram as janelas e jogaram fogos de artifício dentro do carro, fazendo com que ele pegasse fogo instantaneamente.

O automóvel em questão estava em serviço como táxi autônomo na cidade e, segundo relatos, a ação não parece ter sido coordenada. Um pequeno grupo começou a vandalizar o carro e, em seguida, mais pessoas se juntaram à multidão.

O Corpo de Bombeiros da cidade não chegou a tempo de salvar o veículo, mas apagou o incêndio antes de maiores danos nas proximidades. Em uma nota oficial, a Waymo confirmou que está "trabalhando junto com as autoridades locais de segurança" para averiguar a situação.

Protestos contra carros autônomos crescem

A região de San Francisco é uma das mais avançadas dos Estados Unidos na implementação de carros autônomos sem motoristas humanos para transporte urbano de passageiros. Até por isso, ela virou também um espaço frequente de protestos contra a chegada da tecnologia.

No ano passado, manifestantes chegaram até a colocar cones sobre os veículos para confundir os sensores e impedir que os automóveis circulassem pela região. Algumas autoridades locais também são controla a licença para os carros circularem 24 horas por dia.

Já a Cruise, outra empresa de veículos que se dirigem sozinhos, teve a licença para operar cancelada na cidade em 2023 após um acidente envolvendo um pedestre e atrapalhar uma operação dos bombeiros. Ainda assim, essa é a primeira vez que um carro autônomo é totalmente inutilizado por manifestantes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.