Carros da Volkswagen terão ChatGPT integrado ao sistema multimídia

1 min de leitura
Imagem de: Carros da Volkswagen terão ChatGPT integrado ao sistema multimídia
Imagem: Volkswagen/Divulgação

Carros da Volkswagen terão o ChatGPT integrado ao sistema multimídia ainda em 2024, oferecendo acesso a uma série de recursos inteligentes para motoristas e passageiros. A novidade foi revelada pela montadora nessa segunda-feira (8) durante a CES 2024 em Las Vegas, nos Estados Unidos.

De acordo com a marca alemã, a inteligência artificial (IA) generativa vai funcionar de forma integrada ao assistente de voz IDA. Já disponível nos veículos, ela permite controlar o ar condicionado e a navegação, entre muitos outros recursos, sem usar as mãos. A ferramenta da OpenAI vai otimizar a tecnologia original.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O ChatGPT vai interagir com motoristas e passageiros por meio do sistema multimídia dos carros da VW.O ChatGPT vai interagir com motoristas e passageiros por meio do sistema multimídia dos carros da VW.Fonte:  Volkswagen/Divulgação 

O chatbot entrará em ação para fornecer informações adicionais em resposta a questões sobre as quais a IDA apresente limitações. Não será necessário criar uma nova conta nem instalar qualquer app, bastando dizer “Olá, IDA” ou pressionar um botão no volante para acionar a IA. Se o sistema da VW não souber responder, encaminhará a pergunta ao ChatGPT.

“Isto pode ser útil em vários níveis durante uma viagem de carro: enriquecendo as conversas, esclarecendo dúvidas, interagindo em linguagem intuitiva, recebendo informações específicas do veículo e muito mais – puramente com as mãos livres”, explicou a Volkswagen, em comunicado.

Quais carros da VW receberão o ChatGPT?

A linha de carros elétricos ID, incluindo os modelos ID.7, ID.4, ID.5 e ID.3, será a primeira a receber a IA generativa em seu sistema multimídia. As novas gerações dos modelos Tiguan, Passat e Golf também terão a tecnologia integrada à assistente IDA neste primeiro momento.

A data em que os carros da Volkswagen passarão a vir com o ChatGPT instalado de fábrica não foi informada pela montadora alemã. Segundo a companhia, a implementação ocorrerá em algum momento do segundo trimestre deste ano, em parceria com a empresa de software Cerence.

Proprietários dos modelos contemplados que residem na Europa devem ser os primeiros a ter acesso à tecnologia, como relata o TechCrunch, com os Estados Unidos podendo receber a novidade em seguida. Conforme a montadora, o ChatGPT nos carros vai priorizar a privacidade dos usuários, excluindo perguntas e respostas imediatamente após a interação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.