Carro elétrico x E-bike: quem vence essa disputa?

5 min de leitura
Imagem de: Carro elétrico x E-bike: quem vence essa disputa?
Imagem: GettyImages

A preservação do planeta é uma preocupação urgente nos dias atuais. Afinal, nossa própria sobrevivência depende disso. E o transporte feito por automóveis é um dos aspectos que mais colabora com o aumento da poluição do ar a partir da queima de combustíveis fósseis, que leva à emissão de gases que contribuem com o efeito estufa.

Para minimizar os impactos deste cenário, uma das soluções que têm sido mais visadas por diferentes países é o uso de modais sustentáveis, movidos a energia elétrica. Dentre os mais conhecidos, estão os carros elétricos e as bicicletas elétricas. Mas qual será o meio de transporte mais vantajoso entre eles? Confira a resposta a seguir.

A ascensão dos modais elétricos no Brasil e no mundo

(Fonte: GettyImages) (Fonte: GettyImages) Fonte:  GettyImages 

Uma pesquisa recente realizada pela McKinsey, nos Estados Unidos, apontou que 60% dos entrevistados estariam dispostos a pagar mais por um produto que oferecesse uma maior sustentabilidade. Isto mostra que a preservação do meio ambiente é uma demanda visada pelos consumidores atuais, que estão dispostos a buscar marcas que apoiem essa causa.

“As pessoas buscam marcas alinhadas aos seus propósitos de vida, principalmente as novas gerações, que se preocupam mais com o planeta, os transportes, e os veículos elétricos são uma alternativa”, afirma Gabriel Arcon, CEO da E-Moving.

Segundo pesquisa feito pelo site Electrek, a pandemia de COVID-19 também potencializou a venda desses veículos elétricos, sobretudo as bicicletas – que estão se tornando cada vez mais populares. Só nos Estados Unidos, 600 mil e-bikes foram vendidas apenas no ano de 2020.

Muita gente fica em dúvida sobre no que vale mais a pena investir: em um carro elétrico ou em uma bicicleta elétrica. Se essa é uma questão para você, confira a seguir esse guia comparativo entre os dois modais, apresentando as diferenças entre eles.

1. Praticidade

As e-bikes são mais vantajosas nesse quesito, uma vez que elas podem ser uma boa solução de transporte para quem tem pouco espaço.

“Este é um ponto que muitos levam em consideração quando estão fazendo essa escolha. Uma bicicleta elétrica ocupa bem menos espaço que um carro, e os custos de manutenção também são mais baixos. Isso torna tudo mais prático para quem opta por este meio de transporte”, afirma Arcon.

2. Economia de tempo

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Pode ser que tudo o que você queira é passar menos tempo no trânsito, preso em engarrafamentos. O que, sem dúvidas, é a fonte de boa parte do stress que acomete os moradores de grandes cidades. Se isso é fundamental para você, a bicicleta elétrica deve ser cogitada.

No caso da existência de ciclovias, o fluxo para bicicletas sempre irá correr de forma mais fluida. E se houver engarrafamento que pare o trânsito, as bikes também são úteis para cortar uma boa parte do caminho, evitando horas de espera.

3. Conforto

Muita gente leva em consideração o conforto e o espaço usado para fazer seus deslocamentos. Nesse sentido, o carro elétrico se apresenta como uma solução melhor.

"Quando o assunto é espaço, os automóveis ganham por poder comportar mais passageiros e com a vantagem de inclinação dos bancos, algo considerado importante para viagens mais longas. No entanto, alguns modelos de bikes elétricas também possuem estofado de boa linha para melhor a experiência dos passageiros e viajantes”, informa Arcon.

4. Preservação do meio ambiente

Segundo artigo publicado pelo professor Christian Brand, da Universidade de Oxford, as bikes podem ser até 10 vezes mais limpo do que a mesma viagem com um carro elétrico. De acordo com o especialista, a bicicleta "é mais barata, mais saudável, melhor para o meio ambiente e não é mais lenta do que os carros em uma rua congestionada na cidade".

Isso se dá porque os modais elétricos, mesmo que sejam bem mais ecológicos, também geram um tipo de poluição a partir do uso de metais em suas baterias. Ainda assim, vale lembrar que os carros elétricos são muito mais sustentáveis que os convencionais, que rodam por meio de combustíveis fósseis. Há a perspectiva, inclusive, de que eles comecem a ser banidos na Europa a partir de 2035.

5. Melhora na saúde

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)Fonte:  GettyImages 

Quer melhorar a saúde do seu organismo? Certamente, as bicicletas elétricas são muito mais favoráveis nesse sentido. Isso porque elas demandam do esforço do ciclista para poderem rodar, tal como uma bike "mecânica" convencional.

O motor elétrico, na verdade, contribui para que se pedale menos e se faça menos esforço em situações difíceis, como em uma subida íngreme. Mas é preciso de energia humana para que se possa sair com ela por aí. Portanto, quem preza um aprimoramento da qualidade de vida com certeza terá vantagens se optar por uma bike.

6. Custo benefício

Se a questão a ser considerada é financeira, é provável que você cogite priorizar as e-bikes. Um carro elétrico no Brasil está saindo por volta de R$ 100 mil, e uma bicicleta elétrica custa cerca de R$ 6 mil. Além disso, ela não necessita de gastos com licenciamento, impostos e outros documentos.

"Outra vantagem é que o deslocamento de bike ao trabalho pode chegar a 5 km, em cerca de 25 minutos, sem gasto nenhum”, pondera Arcon.

7. Segurança no trânsito

Em grandes cidades, que têm veículos em excesso, é fundamental priorizar a segurança no trânsito. Os carros e as bikes elétricas variam nesse quesito muito em perspectiva de quem os dirige.

“Ambos dependem muito da atenção à direção defensiva de seus condutores. Porém, várias pessoas ainda consideram os automóveis como meios mais seguros em relação às duas rodas. O conceito é levado em conta principalmente nas condições climáticas com chuva e pista molhada”, lembra Arcon.

8. Trânsito livre

Por fim, mais um quesito importante: a fluidez do trânsito. Nesse quesito, as bicicletas elétricas têm vantagem.

“Os grandes congestionamentos causam muito estresse nas pessoas, e como e-bike isso não acontece. Além de ajudar a reduzir o trânsito na ruas, provavelmente estará fazendo a mesma rota em menos tempo e ajudando na sua saúde física e mental e claro, contribuindo com o meio ambiente sendo assim a bicicleta elétrica é a melhor opção”, conclui o CEO da E-Moving.

Gostou do conteúdo? Então, continue de olho aqui no TecMundo para manter-se atualizado sobre o universo do transporte e mobilidade elétrica. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.