China ultrapassa Japão em exportação de carros graças aos modelos elétricos

1 min de leitura
Imagem de: China ultrapassa Japão em exportação de carros graças aos modelos elétricos
Imagem: GettyImages

A China ultrapassou o Japão e agora é o maior exportador de veículos do mundo, graças aos carros elétricos. Em 2022, as vendas chinesas subiram 120%. Já no primeiro semestre de 2023, o crescimento foi de 73%, comparado ao mesmo período do ano passado, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Em números de unidades: a China colocou nas estradas pelo mundo 2,14 milhões de carros (elétricos ou a combustão) neste primeiro semestre. O Japão ficou para trás, com 2,02 milhões de automóveis, um crescimento de 17%.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os carros da Tesla lideram as exportações da China, com a fábrica da montadora em Xangai.Os carros da Tesla lideram as exportações da China, com a fábrica da montadora em Xangai.Fonte:  GettyImages 

Do total de exportações da China, 25% são de veículos elétricos, ou mais de 500 mil carros. A liderança é da montadora Tesla, do magnata da tecnologia Elon Musk, que conta com uma fábrica em Xangai. De lá, saíram 180 mil carros para fora do território chinês.

A BYD, por sua vez, exportou 80 mil unidades. A fabricante chinesa, inclusive, ultrapassou a Volkswagen no mercado local. O cenário rendeu à China um aumento de 20% no mercado interno de carros elétricos.

Fora do país, os principais consumidores estão na Europa, com França e Alemanha onde mais se vendem os carros. Tanto que o primeiro avalia a possibilidade de retirar o incentivo aos veículos do tipo fabricados fora da União Europeia. Outro consumidor é a Rússia, com 287 mil carros elétricos chineses entrando no país de janeiro a maio.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.