Carro voador eVTOL deve ser fabricado no Brasil até 2026

1 min de leitura
Imagem de: Carro voador eVTOL deve ser fabricado no Brasil até 2026
Imagem: Garagem 360

Até 2026, o Brasil terá um carro voador. A Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, escolheu Taubaté (SP) como local para a primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL.

Inicialmente, em 2024, a Eve fará uma campanha de teste. Ainda neste segundo semestre de 2023, porém, a empresa vai montar o primeiro protótipo. Além do carro, a subsidiária desenvolve a rede de serviços e suporte e tecnologia para o tráfego aéreo.

O local da fábrica foi escolhido pelo fácil acesso a rodovias. “Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos, da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, o que facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”, diz o comunicado da Embraer.

A cabine do veículo foi apresentada pela Eve no ano passado.A cabine do veículo foi apresentada pela Eve no ano passado.Fonte:  Embraer 

O eVTOL tem alcance de 100 quilômetros e usa asas fixas, rotores e propulsores. Ele deve ser usado como táxi aéreo. A principal diferença dele para um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação, reduzindo o impacto ambiental.

O veículo deve ser ainda mais acessível, com manutenção mais barata e preço mais baixo. Segundo a fabricante, uma passagem nesse transporte deve custar o dobro do que uma corrida com carro de aplicativo no mesmo trajeto, variando de cidade para cidade.

E então, o que achou do projeto brasileiro? Se desejar ficar por dentro do assunto, vale a pena entender sobre o Model A, o carro voador certificado nos EUA. Aproveite!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.