Cruzeiro elétrico: navio com emissão zero e IA é anunciado

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Imagem: Hurtigruten Norway/Divulgação

Em busca de soluções para reduzir as emissões de carbono nas viagens marítimas, Hurtigruten Norway se prepara para lançar seu primeiro navio elétrico, que contará com várias tecnologias e a “maior eficiência energética do mundo” quando começar a operar, em 2030. Detalhes do conceito foram revelados no dia 7 de junho.

Batizado de “Sea Zero”, o projeto de cruzeiro elétrico da companhia sediada na Noruega contará com baterias de 60 MWh que fornecerão autonomia de 300 a 350 milhas náuticas, o que dá entre 555 e 648 km. A estimativa é de que ele faça de sete a oito recargas durante uma viagem com 11 dias de duração.

O sistema de alimentação inclui tecnologia eólica, com três velas retráteis de 50 m de altura que se ajustam para passar por baixo de pontes e mudam de ângulo para se adaptar ao vento, economizando energia. Elas são cobertas por 1.500 m² de painéis solares, responsáveis pela geração de energia para as baterias.

O cruzeiro elétrico deve estar pronto para zarpar em 2030.O cruzeiro elétrico deve estar pronto para zarpar em 2030.Fonte:  Hurtigruten Norway/Divulgação 

A empresa de cruzeiros norueguesa adicionou outras tecnologias para melhorar a eficiência do navio elétrico, como lubrificação a ar, revestimento avançado do casco e sistemas proativos de limpeza capazes de reduzir o arrasto enquanto o Sea Zero navega. O nível da bateria será exibido nas laterais da embarcação.

Inteligência artificial e outros recursos tecnológicos no navio elétrico

Propulsores retráteis e hélices de contrarrotação são alguns dos outros recursos presentes no conceito do cruzeiro elétrico, assim como ferramentas de inteligência artificial na central de controle. Segundo a companhia naval, a presença da IA fará com que a cabine de comando fique parecida a um cockpit de avião.

Além disso, os mecanismos inteligentes serão capazes de aprender as peculiaridades dos portos da Noruega, aliviando o trabalho dos operadores. A tecnologia permitirá reduzir a quantidade de profissionais necessários para o funcionamento da embarcação.

O Sea Zero usará IA para auxiliar na navegação.O Sea Zero usará IA para auxiliar na navegação.Fonte:  Hurtigruten Norway/Divulgação 

Os hóspedes do cruzeiro elétrico também terão papel importante, sendo convidados a reduzir o consumo de energia e água pela metade. A Hurtigruten Norway vai disponibilizar um app interativo para os viajantes, para acompanhar seus gastos ao longo do cruzeiro.

Como vai funcionar os passageiros e as cargas?

Contando com 130 m de comprimento, o futuro navio elétrico terá 270 cabines com capacidade para hospedar um total de 500 passageiros e 99 tripulantes. E como a empresa atua no transporte de cargas há 130 anos, a embarcação também trará espaço para diferentes tipos de cargas e carros.

O projeto do Sea Zero começou a ser desenvolvido no ano passado, com a participação de outros 12 parceiros. O futuro cruzeiro elétrico com emissão zero pode ser a base para uma nova frota de embarcações com energia limpa da marca, em substituição aos modelos convencionais usados atualmente.

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