GM oferece carregadores residenciais com até 22 kW para carros elétricos

2 min de leitura
Imagem de: GM oferece carregadores residenciais com até 22 kW para carros elétricos
Imagem: GM

Nesta última segunda-feira (15), a General Motors (GM) anunciou uma nova parceria com as empresas WEG e Eletricus com o intuito de oferecer carregadores de energia residenciais para os veículos elétricos da marca no Brasil. A partir de agora, a companhia está oferecendo novas estações de recarga doméstica em corrente (AC) e serviços customizados para os clientes brasileiros; as novas opções estão sendo comercializadas em 78 concessionárias da rede Chevrolet que atendem carros elétricos.

Em comunicado, a companhia explica que a parceria com a WEG é focada nas estações de recarga de parede (wallbox) ou fixas, oferecendo potência de até 22 kW e recargas até três vezes mais rápidas que a opção padrão no mercado, de até 7,4 kW.

Já a colaboração com a Eletricus visa oferecer o carregador portátil Smart Chevrolet, com até 7,4W de potência e autonomia média de 40 km por hora de recarga — por exemplo, a bateria do modelo Bolt EUV é recarregada completamente em apenas uma noite.

Antes de anunciar a novidade, a GM fez um levantamento sobre o uso de estações de recarga domésticas e percebeu que nove em cada dez donos de veículos elétricos costumam realizar recargas na própria residência ou no trabalho. Assim, eles perceberam que as estações domésticas podem ajudar a ampliar o consumo de elétricos, que deve fechar o ano com 18% das vendas totais dos modelos da GM.

O carregador de parede (esquerda) e o carregador portátil (direita) oferecem tecnologia de proteção contra oscilação de energia e curto-circuito.O carregador de parede (esquerda) e o carregador portátil (direita) oferecem tecnologia de proteção contra oscilação de energia e curto-circuito.Fonte:  GM 

“Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até suporte para adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, disse a gerente de desenvolvimento de infraestrutura de veículos elétricos da GM na América do Sul, Glaucia Roveri.

Estações de carregamento da Chevrolet

As estações Wall Charger Chevrolet de 22 kW oferecem carregamento de até 40 km em apenas 15 minutos e já são compatíveis com os modelos da montadora da próxima geração, como o Blazer EV e o Equinox EV. Além disso, a GM oferece um aplicativo que permite monitorar a recarga por meio do celular.

Chevrolet Bolt EUV.Chevrolet Bolt EUV.Fonte:  GM 

É importante destacar que todos os veículos da Chevrolet são entregues aos clientes com um carregador portátil, contudo, ele é limitado a 2,2 kW. Por isso, a parceria com a Eletricus visa oferecer o carregador portátil Smart Chevrolet, com tomada industrial e residencial, aos carros que necessitam de mais potência – o acessório também possui uma tecnologia que reconhece a tomada utilizada e limita a potência da energia para evitar descargas.

Carregador Wall Charger Chevrolet (potência máxima)

  • 7.4 kW (230V/1F ou 2F/32A)
  • 12,7kW (230V /3F/32A)
  • 22kW (415V/3F/32A)

Carregador Portátil Smart Chevrolet (potência máxima)

  • 3,7kw (230V, 1F ou 2F, 16A) – Tomada de três pinos padrão brasileiro
  • 7,4kW (230V, 1F or 2F, 32A) – Tomada industrial de 32 A

Além de serem compatíveis com os carregadores de parede e portáteis, os modelos elétricos da Chevrolet também podem ser recarregados nas estações ultrarrápidas de corrente contínua (DC), disponíveis em postos de recarga – os veículos podem carregar até 144 km em apenas 30 minutos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.