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Carro elétrico mais barato: Chery usará baterias de íons de sódio

As baterias de íons de sódio desenvolvidas pela CATL têm um custo menor do que os íons de lítio e ferro

schedule19/04/2023, às 10:00

Carro elétrico mais barato: Chery usará baterias de íons de sódioFonte:  JMEV/Divulgação 

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A Chery será a primeira montadora a adotar baterias de íons de sódio da CATL, líder global em baterias para carros elétricos. A nova tecnologia promete baratear o valor dos veículos a eletricidade, uma vez que a bateria é o item de maior custo para a fabricação desse tipo de automóvel.

As baterias de íons de sódio, lançadas pela CATL em julho de 2021, oferecem uma autonomia de até 400 quilômetros para os veículos elétricos. A companhia já iniciou o layout de industrialização de baterias de íons de sódio e planeja formar uma cadeia industrial básica ainda em 2023.

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Como funcionam as baterias de íons de sódio da CATL?

CALT detém um terço do mercado global de baterias para veículos elétricos. (Fonte: CATL/Divulgação)CALT detém um terço do mercado global de baterias para veículos elétricos. (Fonte: CATL/Divulgação)

As baterias de íons de sódio da CATL usam eletrólitos sólidos em vez de líquidos, reduzindo o risco de vazamentos, superaquecimento e explosões. A primeira geração do equipamento pode ser carregada em 15 minutos até 80% da capacidade, em temperatura ambiente. Em baixíssimas temperaturas, esse índice pode chegar a mais de 90%.

Uma das vantagens é que elas podem usar materiais de cátodo mais baratos e mais abundantes do que os utilizados nas baterias de íons de lítio, que requerem materiais caros como cobalto. O sódio é um elemento muito mais abundante, o que significa que pode haver menos restrições de abastecimento de matérias-primas para a fabricação de baterias.

Por enquanto, a tecnologia que usa o sódio tem uma eficiência menor de carga elétrica. Embora a densidade energética de 160 Wh/Kg não seja tão alta quanto as baterias dos veículos elétricos atuais, que superam os 250 Wh/kg no caso dos carros da Tesla, a bateria de íons de sódio está em desenvolvimento e a CATL promete melhorar esse índice.

Apostas de outras montadoras

Montadoras como, a subsidiária chinesa da Renault, apostam no uso de sódio para bateria de carros elétricos. (Fonte: JMEV/Divulgação)Montadoras como, a subsidiária chinesa da Renault, apostam no uso de sódio para bateria de carros elétricos. (Fonte: JMEV/Divulgação)

A bateria de íons de sódio da CATL deve ser usada inicialmente em veículo de duas rodas, mas a tecnologia deve ser desenvolvida também para carros elétricos, especialmente porque esse tipo de equipamento tem um custo mais baixo para as montadoras.

A JAC aposta em um protótipo similar, produzido pela Hina Battery, que tem capacidade de 25 Wkh, 120 Wh/kg de densidade energética e uma autonomia de 252 km com uma única carga. A Renault também investe na bateria de íons de sódio, por meio de sua subsidiária chinesa Jiangling Motors Electric Vehicle (JMEV).