BMW fabrica 650 veículos com energia solar no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: BMW fabrica 650 veículos com energia solar no Brasil
Imagem: BMW/Divulgação

A fábrica da BMW em Araquari (SC) mais que dobrou a capacidade de produzir carros com energia solar, chegando a uma marca de 650 unidades feitas com a fonte de energia alternativa. O aumento foi proporcionado pela ampliação da área coberta por painéis fotovoltaicos na planta industrial.

Com a expansão mais recente do telhado da área de montagem dos veículos, a cobertura foi aumentada em 20%. Agora, há 1.902 placas em uma área de 9.940 m², conforme o comunicado divulgado no início de abril.

A ampliação possibilitou a instalação de mais 820 painéis solares, aumentando a capacidade de geração de energia em 418 kWp, totalizando 923 kWp. Isto equivale a mais de 1.000 MWh por ano originados a partir da energia renovável.

Painéis fotovoltaicos na fábrica da BMW em Araquari (SC).Painéis fotovoltaicos na fábrica da BMW em Araquari (SC).Fonte:  BMW/Divulgação 

Em busca de uma produção cada vez mais verde, a BMW já produzia, anteriormente, 300 unidades exclusivamente com energia solar na unidade do interior catarinense. De lá saem 10 mil carros a cada ano, incluindo modelos como os SUVs X1, X3 e X4 e o sedã 320i.

Outras ações sustentáveis

A fábrica da montadora alemã em Araquari é apontada como exemplo da sustentabilidade defendida pela marca. Entre as ações desenvolvidas, vale destacar o monitoramento da fauna e da flora na região ao redor do terreno e os projetos de redução de uso de energia e água e redução da emissão de resíduos para descarte.

Levando em conta os números por unidade produzida de 2019 a 2021, a fábrica apresentou redução de 22% no consumo de energia, 29% na utilização de água e 80% nos resíduos. Ela tem ainda os projetos Upcycle Element e Seal the Deal, reconhecidos por premiações como o Fritz Müller, do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).

A fábrica de Araquari foi inaugurada em 2014.A fábrica de Araquari foi inaugurada em 2014.Fonte:  BMW/Divulgação 

A unidade também possui o certificado I-REC de compensação do consumo de energia elétrica de fontes que emitem CO² na atmosfera e a Unidade de Combate a Incêndio Elétrica. A UCI Elétrica é o primeiro modelo do tipo no Brasil.

Todas as ações fazem parte dos planos da BMW de reduzir a emissão de CO² em 80% na produção por veículo, em 20% por veículo na cadeia produtiva e em 50% na fase de uso.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.