Competição de carros movidos a energia solar ocorrerá em outubro de 2023

2 min de leitura
Imagem de: Competição de carros movidos a energia solar ocorrerá em outubro de 2023
Imagem: World Solar Challenge

A 36ª edição do World Solar Challenge será realizada entre os dias 22 e 29 de outubro de 2023; trata-se de uma competição de carros movidos a energia solar que devem percorrer uma rota de 3.000 quilômetros entre as cidades de Darwin e Adelaide, na Austrália — o evento é realizado há mais de 30 anos, a primeira corrida foi realizada em 1987.

Conforme explica o regulamento, as equipes participantes devem criar seus próprios carros movidos a energia solar e ter a disponibilidade de realizar o percurso no local citado; ao todo, são três categorias de veículos. Inclusive, as equipes costumam receber patrocínios de universidades e empresas que desejam ajudar na construção dos veículos.

A marca de pneus Bridgestone é uma das patrocinadoras do evento e está apoiando nove equipes da Europa, Índia, Oriente Médio e África.A marca de pneus Bridgestone é uma das patrocinadoras do evento e está apoiando nove equipes da Europa, Índia, Oriente Médio e África.Fonte:  World Solar Challenge 

Ao todo, a competição é dividida em três categorias diferentes, são elas: Challenger, Cruiser e Adventure.

  • A classe Challenger é composta por veículos projetados para completarem o percurso de 3.000 quilômetros e serem altamente eficientes, o vencedor é aquele que chegar em primeiro lugar. Os veículos da categoria podem acoplar um painel solar de até quatro metros quadrados e devem ter no máximo até 5 metros de comprimento e 2,2 metros de largura;
  • A classe Cruiser se destaca por veículos mais simples e são analisados pelo design e desempenho. Para vencer, os participantes também devem completar três percursos de 1.200 quilômetros com uma única carga. Neste caso, os carros devem ter as mesmas dimensões da categoria Challenger, contudo, podem acoplar um painel solar de até cinco metros quadrados;
  • Por último, a classe Adventure não tem muitas regras e permite diferentes tipos de conceitos de carros movidos a energia solar, além de possibilitar o uso de veículos de antigas edições do evento.

World Solar Challenge 2023

A energia solar é considerada uma das melhores e mais baratas opções de energia renovável, produzida a partir de placas solares que absorvem a luz do Sol e geram energia elétrica. Inclusive, o Brasil passou a marca de 25 gigawatts de potência de energia solar instalada e pode se tornar um dos líderes na geração de energia solar.

“O objetivo do Bridgestone World Solar Challenge é estimular a pesquisa e o desenvolvimento do transporte rodoviário sustentável. A participação no Bridgestone World Solar Challenge exige o projeto e a construção de um carro solar dentro dos parâmetros de design em evolução e a condução do carro solar pelo continente da Austrália”, descreve o site do evento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.