GM vai deixar de incluir Apple CarPlay e Android Auto em carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: GM vai deixar de incluir Apple CarPlay e Android Auto em carros elétricos
Imagem: Flickr/Zaskoda

De acordo com informações do site Automotive News, a General Motors (GM) não oferecerá as tecnologias Apple CarPlay e Android Auto em seus próximos modelos de carros elétricos. A fabricante de veículos está desenvolvendo um novo sistema de infoentretenimento em parceria com o Google.

O Apple CarPlay e o Android Auto ganharam destaque nos últimos anos e se tornaram recursos extremamente populares — quase todos os carros são vendidos com uma das duas opções nos Estados Unidos. No Brasil, também é comum ver carros com os sistemas. Conforme divulgado, a GM está focando no sistema de infoentretenimento desenvolvido internamente com o Google, chamado de Ultifi.

O primeiro carro elétrico com o Ultifi será o Chevrolet Blazer EV 2024, planejado para ser lançado no final deste ano. De qualquer forma, a GM continuará disponibilizando o Apple CarPlay e o Android Auto em veículos movidos a gasolina; provavelmente apenas até 2025, quando a fabricante planeja parar de vender veículos a combustão.

Como a Apple e o Google não cobram nenhuma taxa para incluir o CarPlay e Android Auto, a GM não precisaria desembolsar nenhuma quantia para o uso em seus veículos. Possivelmente, a fabricante optou por usar um sistema próprio para não entregar os dados dos usuários dos seus carros para a Apple ou Google.

Os novos veículos elétricos da GM, a partir do Chevrolet Blazer 2024 (imagem), serão equipados com o novo sistema de infoentretenimento.Os novos veículos elétricos da GM, a partir do Chevrolet Blazer 2024 (imagem), serão equipados com o novo sistema de infoentretenimento.Fonte:  Chevrolet 

Quem sai perdendo?

Apesar disso, a decisão deve afetar muito mais a Apple, já que o Google está trabalhando em parceria para desenvolver o sistema de infoentretenimento próprio da GM. Além disso, serviços como o Google Maps e o Google Assistente serão integrados ao Ultifi, além de outros aplicativos de outras empresas.

Conforme divulgado pela companhia, o Ultifi poderá ser facilmente atualizado, seja pela própria fabricante ou por empresas terceiras. A plataforma também permitirá uma melhor implementação dos sistemas de assistência ao motorista, por exemplo, oferecendo funções avançadas para os serviços Super Cruise e Ultra Cruise.

Em mensagem enviada ao site Motor1, um porta-voz da GM confirmou que as opções do Super Cruise e Ultra Cruise vão funcionar da mesma forma em veículos elétricos e à combustão.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.