'Robô frentista' da Hyundai pode carregar carros elétricos sem ajuda humana

2 min de leitura
Imagem de: 'Robô frentista' da Hyundai pode carregar carros elétricos sem ajuda humana
Imagem: Hyundai/Divulgação

A Hyundai revelou um robô que carrega automaticamente carros elétricos em um vídeo divulgado na internet com o protótipo em ação em um modelo Ioniq 5. O ACR é um equipamento de um braço capaz de conectar, sem a interferência humana, um cabo à porta de carregamento de um veículo e removê-lo quando o carregamento estiver concluído.

O robô foi desenvolvido para operar de forma confiável em todos os ambientes, independentemente da localização do carregador, clima e possíveis obstáculos. Ele usa tecnologia de controle aplicada por um algoritmo de inteligência artificial (AI) baseado em câmera 3D para se conectar corretamente ao carregador na porta do veículo.

O motorista não precisa manobrar o carro nem abrir a janela. No vídeo, o Ioniq 5 estaciona de forma automática e estabelece uma comunicação com o ACR. O robô abre a porta de carregamento e conecta o carregador. Após a conclusão da carga, o equipamento remove o carregador, coloca-o de volta no lugar e fecha a porta de carregamento.

O novo equipamento da Hyundai não está disponível para utilização, mas deve ser apresentado no Seoul Mobility Show 2023, que acontece entre 31 de março a 9 de abril. O evento reúne 150 empresas de 8 países diferentes, focadas sem soluções de hardware, software e serviços em mobilidade sustentável e conectada.

Desenvolvimento do robô

Para desenvolver essa tecnologia do robô ACR, o Laboratório de Robótica da Hyundai considerou diversos fatores, como o local de estacionamento do veículo, a forma da porta de carregamento, o clima, possíveis obstáculos e peso do cabo de carregamento.

Os engenheiros construíram uma estação de carregamento de veículos elétricos ao ar livre sob medida em seu centro de pesquisa e desenvolvimento para avaliar o funcionamento do robô em condições próximas da realidade. Por isso, o robô foi aprimorado com resistência à água e poeira, garantido a operação estável em ambientes extremos.

A equipe desenvolveu um software para calcular, de forma simultânea, múltiplas variáveis, permitindo a manipulação com precisão de carregadores pesados. Um sensor a laser foi embutido no robô para detectar obstáculos parados e em movimento, reduzindo o risco de acidentes.

Utilidade da tecnologia

O robô ACR pode ser o futuro das estações de carregamento de veículos elétricos, mas ainda é um protótipo. (Fonte: Hyundai/Divulgação)O robô ACR pode ser o futuro das estações de carregamento de veículos elétricos, mas ainda é um protótipo. (Fonte: Hyundai/Divulgação)Fonte:  Hyundai/Divulgação 

A Hyundai afirma que os robôs ajudarão os humanos com carregamento de carros elétricos no futuro, superando problemas de acessibilidade. “O ACR ajudará a tornar o carregamento de veículos elétricos mais fácil e conveniente, especialmente em ambientes escuros” disse Dong Jin Hyun, chefe do laboratório de robótica da Hyundai.

O equipamento será útil também para pessoas com dificuldade de mobilidade, uma vez que os cabos de carregamento de alta velocidade são grossos e pesados. Quando combinados com sistemas de controle de estacionamento, o robô pode permitir ainda o carregamento simultâneo de vários veículos elétricos estacionados.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.