Bateria de carro elétrico com autonomia de 1.000 km começa a ser produzida

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Imagem: CATL/Divulgação

A fabricante chinesa CATL anunciou a fabricação em massa de uma nova bateria de alta densidade de energia que promete revolucionar a indústria automotiva e de armazenamento de energia. A Qilin usa a terceira geração da tecnologia call-to-pack (CTP) para oferecer uma densidade energética de 255 Wh/kg, superior a célula cilíndrica da Tesla.

Conforme a empresa, a bateria fornece 13% mais energia em comparação com as baterias 4680, consideradas até então as mais avançadas para carros elétricos. Isso possibilita um maior alcance, vida útil mais longa, segurança, carregamento mais rápido e mais eficiência e desempenho em baixa temperatura com o mesmo tamanho e sistema químico.

Os automóveis equipados com o Qilin vão ter uma autonomia de 1.000 km com uma única carga. A estreia do produto será na minivan de luxo Zeekr 009, fabricada pela chinesa Geely. A bateria pode ser usada em outros modelos. A CATL possui parcerias com montadoras conhecidas no mercado brasileiro, como Honda e Mercedes-Benz.

Por dentro da bateria Qilin

Bateria deve chegar ao mercado até o final de 2023. (Fonte: CATL/Divulgação)Bateria deve chegar ao mercado até o final de 2023. (Fonte: CATL/Divulgação)Fonte:  CATL/Divulgação 

A Qilin possui um projeto revolucionário de resfriamento a água, que aumenta a área de troca térmica em quatro vezes, reduzindo pela metade o tempo de controle térmico. Com isso, a bateria consegue suportar partida a quente em 5 minutos e carregamento rápido de 10% a 80% em 10 minutos, nas baterias equipadas com íon-lítio.

A CATL remodelou a estrutura do sistema, usando recursos de computação de precisão e simulação de inteligência artificial para explorar os limites do design da bateria. A disposição inteligente de vários componentes, como proteção estrutural, conexão de alta tensão e ventilação de proteção para dissipação de calor, expande a capacidade da bateria em 6% por cento.

O produto apresenta integração de funções, com uma camada intermediária elástica multifuncional que combina a travessa interna, placa de resfriamento líquido e almofada térmica, aumentando a confiabilidade e resistência da bateria durante todo seu ciclo de vida, melhorando a resistência a impactos e vibrações da bateria.

Perfil da CATL

Modelo de luxo deve ser o primeiro veículo elétrico equipado com a nova bateria. Fonte: Wikimedia/JustAnotherCarDesigner/Reprodução)Modelo de luxo deve ser o primeiro veículo elétrico equipado com a nova bateria. Fonte: Wikimedia/JustAnotherCarDesigner/Reprodução)Fonte:  Wikimedia/JustAnotherCarDesigner/Reprodução 

A CATL é líder no mercado de baterias para veículos elétricos, com uma participação quase 25% maior do que a segunda colocada LG Energy Solution. A empresa foi fundada há 25 anos na China e já estabeleceu subsidiárias na Alemanha, França, Estados Unidos, Canadá e Japão.

A fabricante tem como principais estratégias o desenvolvimento de geração e armazenamento de energias renováveis para substituir os combustíveis fósseis, além de integrar de forma inteligente as aplicações de eletrificação do mercado. Para tanto, atua para inovar em materiais, estruturas e modelos de negócio no setor.

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