Prefeitura de SP lança rival do Uber que paga 89% das corridas ao motorista

2 min de leitura
Imagem de: Prefeitura de SP lança rival do Uber que paga 89% das corridas ao motorista
Imagem: Gustavo Katsumi/TecMundo

A cidade de São Paulo ganhará um rival direto para serviços como Uber e 99. Em anúncio realizado nesta quinta-feira (9), a Prefeitura da Cidade revelou o MobizapSP, um aplicativo dedicado ao transporte individual de passageiros a nível municipal.

Uma das principais vantagens do app é cobrar uma taxa fixa de 10,95% em cima das corridas realizadas pelos motoristas — ou seja, eles devem ficar com 89,05% do valor sugerido. Além disso, como não há tarifa dinâmica, a solução promete ganhos mais justos.

"Você não precisa se preocupar com tarifa dinâmica, você vai sempre receber bem", disse o vereador Marlon Luz (MDB-SP) a motoristas presentes na coletiva, realizada na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Quanto aos preços que deverão ser cobrados aos passageiros, ele destaca que as diferenças devem se dar exatamente em horários de pico, já que não há tarifa dinâmica nesses períodos. Em horários regulares, os preços devem ser equiparáveis com outras plataformas.

“Quebrar monopólio”

O MobizapSP foi projetado em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo e foi desenvolvido pela Consilux Tecnologia, após licitação de cinco anos vencida pelo Consórcio 3C para desenvolver e administrar a solução. A proposta é manter a mesma taxa fixa cobrada aos motoristas por esse período, mas com a possibilidade de atualizar o valor do tempo rodado e da quilometragem por viagem.

App MobizapSPTela inicial do aplicativo MobizapSP.

"O MobizapSP entra no cenário para quebrar o monopólio" dos aplicativos de corrida, segundo Marlon. Ele, que já foi motorista de aplicativo, cita a “dor” dos motoristas em relação à remuneração pelas corridas, além de “descaso” por parte das empresas. "Segurança de passageiros e qualidade de remuneração para motoristas" são dois pontos destacados por ele.

Citando que “concorrência é sempre bom”, Ricardo Teixeira, secretário de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paulo, afirmou na ocasião que “há uma fragilidade muito grande no controle dos aplicativos [de transporte] da cidade”, já que os principais serviços são admnistrados pela iniciativa privada.

Como funciona o MobizapSP?

O aplicativo MobizapSP já está disponível para download tanto por motoristas quanto por passageiros. Ele pode ser utilizado nas plataformas Android e iOS (iPhone). Entretanto, neste período de lançamento, não será possível solicitar corridas, já que a Prefeitura de São Paulo depende do cadastro dos motoristas.

Site MobizapSPAplicativo MobizapSP já pode ser baixado, mas corridas ainda não podem ser feitas.

Não há, porém, uma meta específica de cadastros para que a plataforma entre em funcionamento, logo, ainda não há uma data certeira para que as corridas comecem a ser feitas, de fato.

Os pagamentos poderão ser realizados por cartões de crédito e débito, créditos pré-pago, dinheiro físico e também por uma carteira digital que ainda será implementada. O motorista ainda pode escolher quais meios de pagamento deverá aceitar nas corridas.

A Prefeitura destacou medidas de segurança para garantir viagens seguras para motoristas e passageiros, como o desenvolvimento de um "botão de pânico" que deverá acionar a Polícia Militar (PM). No cadastro, também serão exigidos dados básicos, como nome, além de selfies para comprovar identidade e documentação.

Segundo Marlon, o MobizapSP não deverá contar com parcerias para locação de automóveis. Relacionado, entre outros, a proteção de dados do motorista, ele cita que o valor cobrado nesta modalidade pode ser duvidoso em relação às vantagens.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.