BYD pode produzir carros elétricos em antiga planta da Ford no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: BYD pode produzir carros elétricos em antiga planta da Ford no Brasil
Imagem: Getty Images

A montadora chinesa BYD é uma forte candidata a assumir a antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA). As negociações já estão bem avançadas e, com viagem marcada à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode levar pessoalmente os detalhes finais do acordo, segundo o jornal O Globo.

A BYD é uma das maiores montadoras de carros elétricos do mundo, e dar início a produção no Brasil estaria alinhado com plano de ampliar a mobilidade elétrica por aqui. A empresa já possui representação oficial no país, com sede em Campinas (SP).

Início de atividades previsto para 2024

Apesar das conversas entre o governo da Bahia e a montadora, a venda da planta de Camaçari ainda não foi concluída. Em comunicado oficial, um representante da Ford informou ao Canaltech que “continua ativamente em processo de negociação com potencial comprador.”

A fábrica da Ford na Bahia encerrou atividades em 2021 e desde então o governo estadual vem buscando estratégias para reindustrializar a economia e preservar empregos. Ao final de 2022, a BYD assinou um protocolo de intenções para investir R$ 3 bilhões na planta, caso ganhe a concorrência da compra da fábrica.

Os detalhes da negociação não são públicos, justamente para não prejudicarem eventuais acordos de venda. No entanto, uma fonte informou ao jornal O Globo que a montadora poderá assumir o polo de Camaçari já no próximo mês, com planos de iniciar em 2024 a fabricação nacional do Song Plus DM-i.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.