Mercedes-Benz anuncia sistema operacional voltado para carro elétrico

1 min de leitura
Imagem de: Mercedes-Benz anuncia sistema operacional voltado para carro elétrico
Imagem: Getty Images

Na última quinta-feira (23), durante um evento realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, Mercedes-Benz anunciou que está desenvolvendo um novo sistema operacional direcionado para a próxima geração de veículos elétricos da companhia: o MB.OS (Mercedes-Benz Operating System). 

A empresa diz que o objetivo é oferecer uma experiência de produto diferenciada aos seus clientes e padronizar um sistema operacional para todos os veículos elétricos da marca — a empresa deve alocar 25% do orçamento na área de Pesquisa & Desenvolvimento para aprimorar o software. Até por isso, a fabricante está trabalhando com algumas das maiores empresas de tecnologia, como o Google, NVIDIA e Luminar.

Enquanto a NVIDIA ajuda a montadora em experiência de software, dados, IA e alimentará os veículos elétricos com o chipset Orin, o Google fornecerá recursos incorporados ao software, como o Google Maps. Já a Luminar disponibilizará a tecnologia de LiDAR em alguns veículos da empresa. A Mercedes também deve fechar parcerias com outras companhias para melhorar o seu sistema de infoentretenimento, como o TikTok, Zoom e a desenvolvedora de jogos Rovio.

“A Mercedes-Benz expandirá ainda mais seus recursos de infoentretenimento com novas parcerias para os principais aplicativos de vídeo, jogos e produtividade. O MB.OS abrirá uma nova dimensão de jogos por meio do Antstream para jogos de fliperama. As soluções de videoconferência a bordo serão expandidas com a adição dos serviços populares Webex e Zoom”, a companhia descreve em comunicado.

Montagem mostra sistema operacional de veículoMontagem mostra sistema operacional de veículoFonte: Getty Images

Sistema operacional MB.OS

O MB.OS está previsto para ser lançado em meados desta década com a nova plataforma de automóveis da montadora, a Mercedes Modular Architecture (MMA). Assim como em outros veículos elétricos, o novo sistema permitirá adicionar recursos em atualizações à distância "over-the-air". Contudo, a empresa deve cobrar por diferentes pacotes para ter acesso a alguns recursos do carro, por exemplo, o MB.Charge oferecerá acesso prioritário as estações de carregamento da marca.

Também será possível escolher os pacotes MB.Connect, para recursos de entretenimento e comunicação, e o MB.Drive, para acesso aos sistemas avançados de assistência ao motorista. Segundo a Mecedes Benz, os donos dos veículos elétricos poderão comprar pacotes de atualizações por meio do aplicativo móvel da companhia ou diretamente do carro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.