Mais estações do metrô e trem de SP terão pagamento por NFC

1 min de leitura
Imagem de: Mais estações do metrô e trem de SP terão pagamento por NFC
Imagem: Autopass/Divulgação

A Autopass, empresa responsável pela bilhetagem eletrônica de trens e metrôs de SP, irá instalar novas catracas compatíveis com pagamento via NFC. O projeto-piloto irá contemplar 12 novas estações da CPTM e do Metrô de São Paulo.

A iniciativa parte da parceria entre a Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Abasp, associação sem fins lucrativos focada em melhorar o sistema de bilhetagem de São Paulo.

Desde 2021, a estação João Dias (Linha 9) já utiliza a tecnologia de NFC e a Barra Funda (Linha 12) recebeu a novidade no último domingo (12). Ao menos três outras estações irão receber a funcionalidade até o final de fevereiro:

  • Jabaquara (Linha 1)
  • Ipiranga (Linha 10)
  • Consolação (Linha 2) 

Uma lista completa com as estações restantes será divulgada em breve pela Autopass.

Facilitar e agilizar o embarque

A bilhetagem eletrônica já vem agilizando o acesso ao transporte público em São Paulo. Contudo, a maioria das estações da cidade operam dependendo do Bilhete Único ou do Cartão Top, principal produto da Autopass.

Catracas com pagamento por aproximaçãoCatracas com pagamento por aproximaçãoFonte:  Autopass/Divulgação 

Para a maioria dos usuários, isso não é necessariamente um problema, por fazer parte de sua rotina. Entretanto, para quem está apenas de passagem, é preciso adquirir um desses serviços, dependendo da frequência das visitas, ou recorrer a bilhetes unitários.

Com a chegada do pagamento por aproximação, isso não será mais necessário. Basta o usuário dispor de um cartão de crédito ou débito com função NFC, ou dispositivos inteligentes com carteira digital, para utilizar trens e metrôs na região metropolitana de SP.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.