Autopilot da Tesla causa acidente envolvendo 8 carros nos EUA; veja

1 min de leitura
Imagem de: Autopilot da Tesla causa acidente envolvendo 8 carros nos EUA; veja
Imagem: The Intercept/Reprodução

Um carro da Tesla com o sistema Full Self-Driving (FSD) acionado causou um engavetamento de oito veículos em São Francisco, nos Estados Unidos, deixando nove pessoas feridas, entre as quais uma criança de 2 anos. O acidente aconteceu em novembro do ano passado, mas as imagens só foram reveladas agora.

Conforme o vídeo divulgado pelo The Intercept na terça-feira (10), o Tesla Model S em questão trafegava com o sistema de condução autônoma ativado em uma via da cidade californiana, quando mudou de faixa e freou de forma repentina. Alguns carros que vinham logo atrás conseguiram parar e um deles até desviou.

Porém, outros motoristas foram surpreendidos com os automóveis parados e não conseguiram frear a tempo, resultando nas colisões, como mostram as imagens gravadas pelas câmeras de segurança da via. Em contato com as autoridades locais, o motorista do Model S culpou o FSD pelo acidente.

Curiosamente, o engavetamento envolvendo o Tesla Model S com piloto automático acionado ocorreu no mesmo dia em que Elon Musk anunciou a liberação da versão beta do FSD para todos os usuários que pagam pelo recurso na América do Norte. Na ocasião, em 24 de novembro, o CEO da montadora parabenizou seus funcionários pelo “marco importante”.

“Frenagem fantasma”

Uma das prováveis causas do acidente, segundo a publicação, a “frenagem fantasma” tem sido relatada com grande frequência por proprietários de carros elétricos da Tesla. Mais de 100 reclamações sobre o problema, que faz o veículo parar repentinamente na pista, sem motivo aparente, foram registradas em apenas três meses no país.

O caso ocorrido em São Francisco está sendo investigado pela National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA). Segundo o órgão, há registros de pelo menos 273 acidentes relacionados ao sistema de assistência ao condutor da montadora entre julho de 2021 e junho de 2022 nos EUA.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.