BMW mostra sedã que muda de cor e se conecta ao mundo virtual

1 min de leitura
Imagem de: BMW mostra sedã que muda de cor e se conecta ao mundo virtual
Imagem: BMW/Divulgação

Presente na edição 2023 da Consumer Electronics Show (CES), a BMW revelou nesta quinta-feira (5) um conceito de carro elétrico equipado com tecnologias que prometem revolucionar o mercado automobilístico. Um dos destaques é a possibilidade de mudar a cor da carroceria apenas tocando em um botão.

Batizado de i Vision Dee, o protótipo traz uma evolução da tecnologia E Ink apresentada na CES 2022 com o conceito BMW iX Flow. O exterior funciona como uma tela que muda de cor, permitindo personalizar a carroceria com até 32 opções de tonalidades configuradas individualmente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já no interior do sedã elétrico de visual futurista, o minimalismo chama a atenção, inclusive com a ausência de telas. Todas as informações são projetadas no para-brisas, com o condutor podendo controlar quais dados deseja ver no head-up display utilizando sensores instalados no painel de instrumentos.

O para-brisa do i Vision Dee funciona como tela.O para-brisa do i Vision Dee funciona como tela.Fonte:  BMW/Divulgação 

São cinco níveis de personalização das informações que são exibidas por toda a extensão do vidro frontal do BMW i Vision Dee. Detalhes relacionados à condução (velocidade, quilometragem, nível da bateria etc), sistema de comunicações e conteúdos de redes sociais estão entre as opções disponíveis, segundo a montadora alemã.

Realidade aumentada e mundos virtuais

O motorista também pode projetar conteúdos de realidade aumentada no para-brisa do veículo e até utilizar o sistema para entrar em mundos virtuais. Neste último caso, todos os vidros são escurecidos gradualmente para permitir aos ocupantes experimentar uma realidade mista mais imersiva, sem a necessidade de usar outros dispositivos.

Conforme a BMW, o i Vision Dee pode ainda “falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, exprimir estados de espírito”, por meio de uma combinação de elementos gráficos e efeitos sonoros. O CEO da marca, Oliver Zipse, afirmou que o conceito representa o “próximo nível de interação homem-máquina”.

Algumas das tecnologias encontradas no protótipo devem chegar aos veículos da montadora a partir de 2025.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.