Google e Renault trabalham em novo padrão de carro inteligente

1 min de leitura
Imagem de: Google e Renault trabalham em novo padrão de carro inteligente
Imagem: AutoDevot

A Google e a Renault anunciaram nesta semana uma extensão de sua parceria para a criação de um arquitetura digital mirando no futuro, para trabalhar com o que as empresas chamam de Software Defined Vehicle (SDV) - veículo definido por software.

Segundo a Renault, as duas empresas vão trabalhar numa série de componentes de software, tanto oboard como offboard, que serão dedicados à evolução dos SDVs nos próximos anos. O projeto passa também pela criação de um "gêmeo digital" do que as companhias enxergam como o SDV.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Imagem do início da parceria entre Google e Renault, em 2020.Imagem do início da parceria entre Google e Renault, em 2020.Fonte:  Renault 

Como sugere o nome, o "gêmeo digital" é uma recriação virtual de um SDV, com "as mais avançadas capacidades de Inteligência Artificial, para uma integração facilitada e contínua de novos serviços no veículo, e a criação de novos aplicativos onboard (In-Car Services) e offboard". Será um modelo num espaço virtual onde novidades podem ser testadas com facilidade.

As primeiras vantagens dos SDVs

O termo In-Car Services, que pode ser traduzido como "serviços dentro do carro", volta a aparecer na lista dos primeiros usos que a Google e Renault esperam para sua plataforma de SDV. Os itens da lista, em tradução livre, são:

  • Manutenção preditiva, detecção melhorada e retificação de falhas quase em tempo real, se necessário.
  • Uma experiência onboard personalizada (In-Car Services) que se adapta aos comportamentos de direção e destinos mais usados, como estações de recarga para EV e etc.
  • Modelos de seguro baseados em uso real e comportamentos de direção.

"A complexidade da arquitetura eletrônica dos carros está aumentando exponencialmente, levada pela sofisticação das funcionalidades e serviços esperados pelos consumidores. Equipado com uma plataforma IT compartilhada, atualizações contínuas e acesso simplificado aos dados do carro, a abordagem SDV desenvolvida em parceria com a Google vai transformar nossos veículos e ajudar a servir as futuras necessidades de consumidores." - declarou Luca de Meo, CEO da Renault.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.