Uber usará celulares como câmera de segurança nas corridas

1 min de leitura
Imagem de: Uber usará celulares como câmera de segurança nas corridas
Imagem: Shutterstock/Reprodução

A Uber anunciou nesta quinta-feira (27) novas ferramentas de segurança para motoristas e passageiros. Entre elas, uma nova ferramenta habilitará as câmeras dos celulares como uma dash cam para registrar áudio e vídeo das viagens. Disponível inicialmente no Brasil e nos EUA, a novidade se assemelha ao lançamento da função U-Áudio, lançada em 2022.

A ferramenta é chamada de “Record My Ride”, ou “Grave Minha Corrida” em tradução literal. No Brasil, ela estará disponível, ainda em fase de testes, nas cidades de Santos (SP) e João Pessoa (PB). Já nos Estados Unidos, ela poderá ser utilizada em Cincinnati, Louisville e Nova York.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O uso da gravação de áudio e vídeo durante as corridas com a Uber é opcional e os passageiros serão notificados sobre a ativação da ferramenta. A ideia da empresa é escalar a funcionalidade de segurança sem elevar os custos, já que o smartphone é um dispositivo já em uso durante as viagens.

Uber gravação de vídeoGravação de vídeo em corridas da Uber será feita pela câmera frontal dos smartphones.

A Uber reforça, porém, que as gravações são salvas nos próprios celulares e são criptografadas. Dessa forma, os motoristas parceiros poderão fazer gravações durante as viagens, mas não poderão acessá-las. Os arquivos podem ser enviados à equipe de atendimento da Uber para analisar o material, caso seja reportado um incidente de segurança.

Com o arquivo enviado, o motorista poderá abrir uma reclamação, enquanto somente a própria companhia terá acesso ao conteúdo registrado. Caso sejam abertas investigações, o material também poderá ser compartilhado com as autoridades, conforme prevê as leis locais.

Gravações com a câmera frontal

Os motoristas parceiros da Uber poderão utilizar a câmera frontal do seu smartphone para gravar as imagens das corridas. A empresa ressalta que é preciso selecionar um bom ângulo para que a imagem fique centralizada.

“Gravar as corridas pode trazer mais segurança durante as viagens, pois muda o comportamento” de motoristas e passageiros, ressaltou Andi Pimentel Dunn, Product Manager da Uber. O lançamento visa encorajar tanto motoristas parceiros, quanto passageiros, a fazerem corridas mais respeitosas, além de garantir a segurança de ambos.

Ao solicitar a opção de gravar uma viagem, o passageiro será notificado pelo aplicativo. O início de uma gravação acontecerá quando o motorista estiver próximo do local de partida da viagem, e será finalizada pouco após o encerramento da corrida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.