Mercedes-Benz revela o seu 1º ônibus elétrico no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Mercedes-Benz revela o seu 1º ônibus elétrico no Brasil
Imagem: Mercedes-Benz do Brasil

A Mercedes-Benz do Brasil, uma das principais fabricantes de ônibus e caminhões do país, apresentou ao público na semana passada, o eO500U, chassi de ônibus elétrico a baterias que marca a entrada da tradicional marca alemã na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.

OnibusO primeiro ônibus elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, eO500U (crédito: divulgação)

Com pré-lançamento realizado apenas de forma virtual no ano passado, devido à pandemia da covid-19, o veículo pôde finalmente ser visto, e experimentado em demo-drives, no evento conjunto Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-Americana do Transporte e 35º Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), realizado na São Paulo Expo, na semana passada, entre os dias 9 e 11.

Como é o novo eO500U da Mercedes-Benz?

Com mais de 100 entregas programadas entre o final de 2022 e o início de 2023, segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, o chassi eO500U é um modelo Padron 4x2. Com piso baixo, pode receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento e oferece autonomia em torno de 250 km.

Com o tradicional trem-de-força que caracteriza os modelos elétricos, o eO500U traz uma experiência inédita para motoristas e passageiros, desde a partida totalmente silenciosa até um novo tipo de condução suave e confortável. O veículo vem com freio eletrônico EBS, com curtíssimo tempo de resposta e sistema de regeneração de energia. São dois pacotes de baterias na traseira e até quatro pacotes no teto.

A capacidade máxima do eO500U (PBT) é de 21,2 toneladas, aí somadas a tara e a lotação, que pode chegar a 83 passageiros na configuração padron.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.