PL quer melhorar remuneração de motoristas de apps no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: PL quer melhorar remuneração de motoristas de apps no Brasil
Imagem: Shutterstock

Um Projeto de Lei (PL) em discussão no Senado Federal propõe limitar em 10% a remuneração das plataformas de intermediação de transporte remunerado individual de passageiros. De autoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), a proposta altera a Política Nacional de Mobilidade Urbana (lei nº 2012/12.587).

À Agência Senado, o parlamentar justificou a lei, afirmando que é preciso existir um teto razoável para “reequilibrar a relação econômica entre a plataforma de transporte e os motoristas colaboradores”. Para ele, como são poucas as plataformas em atuação no País, elas acabam ficando com uma parte muito alta do valor cobrado dos passageiros. Além disso, o elevado custo da tecnologia dificulta a entrada de novos concorrentes no mercado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fonte: Uber/Divulgação.Fonte: Uber/Divulgação.Fonte:  Uber 

Como funcionam os descontos de apps a motoristas hoje?

Embora possam variar conforme a empresa, os valores cobrados atualmente podem chegar em até 30%. "As plataformas devem receber valores que compensem os investimentos para o aprimoramento dos serviços, mas os valores repassados devem ser suficientes para os motoristas arcarem com os custos do transporte como combustíveis, manutenção do veículo, seguro e outros encargos advindos da atividade", explica o senador.

Braga reconhece a importância do seguimento, não só como solução para a mobilidade urbana, como também por propiciar uma oportunidade de renda para muitos desempregados. Ele reitera que o propósito da lei, que ainda não tem relator designado, não é interferir na liberdade econômica dos agentes, mas unicamente compensar o desequilíbrio de forças hoje existente.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.