Baidu anuncia carro autônomo para concorrer com a Tesla

1 min de leitura
Imagem de: Baidu anuncia carro autônomo para concorrer com a Tesla
Imagem: Baidu/Divulgação

Em um evento realizado no metaverso, na quarta-feira (8), a Baidu apresentou um carro elétrico e autônomo para concorrer com o sistema Autopilot da Tesla. O modelo tem design futurista e muita tecnologia embarcada, sendo capaz de trafegar sem a intervenção humana.

Batizado de Robo-01, o veículo foi desenvolvido pela Jidu, subsidiária de carros elétricos da rival da Google, em parceria com a montadora Geely. O hatchback, que tem portas se abrindo verticalmente na dianteira e invertidas na traseira, traz chips Orin X da Nvidia e o processador Snapdragon Automotive Cockpit Platform 8295 de quarta geração.

Oferecendo nível 4 de condução autônoma, ele possui mais de 30 sensores, entre os quais dois radares LiDAR, radares de ondas milimétricas e radares ultrassônicos. Há ainda 12 câmeras monitorando o ambiente ao redor em tempo real, enquanto detalhes do motor e bateria não foram divulgados.

Todo esSe aparato tecnológico permite que o Jidu Robo-01 seja conduzido pelas ferramentas de inteligência artificial, enquanto o motorista se torna passageiro e pode relaxar assistindo a um filme ou jogando na imensa tela no painel central. Com o modo autônomo acionado, o volante em forma de manche é recolhido.

Outras tecnologias

O carro autônomo da Baidu traz ainda muito conforto para os ocupantes, com sistema de som surround, ar condicionado com filtragem para reter vírus e poltronas com sonorização e ventilação individuais. Outros destaques são o assistente de voz capaz de responder em milissegundos e os faróis interativos que exibem informações para outros motoristas e pedestres.

A tela frontal pode ser usada para jogar, ver filmes ou trabalhar enquanto a inteligência artificial guia o carro.A tela frontal pode ser usada para jogar, ver filmes ou trabalhar enquanto a inteligência artificial guia o carro.Fonte:  Baidu/Divulgação 

De acordo com a empresa, o Jidu Robo-01 estará à venda já no próximo ano, na China, com a versão final sendo “90% semelhante” ao conceito revelado. O preço deve girar em torno de 200 mil yuans, o equivalente a R$ 146 mil pela cotação do dia, em conversão direta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.