Volvo e Epic Games prometem Unreal Engine em carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: Volvo e Epic Games prometem Unreal Engine em carros elétricos
Imagem: Volvo/Reprodução
Avatar do autor

Gráficos ultrarrealistas devem desembarcar em carros elétricos da Volvo. Nesta quarta-feira (01), a montadora anunciou uma parceria com a Epic Games e afirmou que vai utilizar o poder da Unreal Engine em sua nova geração de interface homem-máquina (HMI).

A desenvolvedora de games como Fortnite vai ajudar a Volvo na construção de uma plataforma que vai aprimorar a maneira como motoristas interagem com seus possantes. Segundo Thomas Stovicek, Head de User Experience da gigante sueca, segurança é uma das bases fundamentais dessa união — característica pela qual a companhia é principalmente reconhecida.

Stovicek conta que a ideia é de que informações captadas por equipamentos externos de veículos sejam renderizadas pelo motor gráfico e se tornem menos "agressivas", aprimorando a maneira como quem os conduz interpreta dados de sensores, câmeras, radares e afins em computadores de bordo, por exemplo. Nessa conta, destaca Thomas, entram aspectos como luzes, cores e animações 3D.

"A Unreal Engine nos dá a capacidade de criar visuais responsivos e de alta qualidade com os quais podemos brincar e nos quais podemos inserir informações, criar representações realistas quando necessário, todos esses tipos de coisas", defende. Além disso, a novidade otimizará outros aspectos, como autonomia de veículos e tempo de vida útil de baterias.

Unreal Engine, motor gráfico da Epic Games, chegará a carros elétricos da Volvo, anuncia montadora.Unreal Engine, motor gráfico da Epic Games, chegará a carros elétricos da Volvo, anuncia montadora.Fonte:  Volvo/Reprodução 

Movimento atraente

Ainda não se sabe quando ou quais lançamentos chegarão ao mercado com a Unreal Engine. De todo modo, a Volvo é a primeira montadora europeia a se juntar à Epic Games na indústria automobilística, e o estúdio tem se dedicado cada vez mais a expandir suas soluções para além do entretenimento.

"Do ponto de vista de HMI, de engajamento, do que recursos de jogos podem fazer pela experiência motoristas e passageiros, os novos hardwares dos veículos mais recentes tornaram esse movimento muito atraente", reconhece Heiko Wenczel, chefe do laboratório de Detroit da criadora de Fortnite.